Tendo em vista que o conhecimento empodera e encoraja as pessoas, o Mesa Brasil Sesc de Joinville intensificou as ações educativas para conscientização pelo fim da violência contra a mulher, com foco da campanha “Agosto Lilás”. O tema foi trabalhado com 220 mulheres de sete instituições sociais cadastradas no programa, orientando sobre a violência de gênero, órgãos e entidades envolvidos, redes de suporte e canais de denúncia.
O “Agosto Lilás” reúne dois símbolos importantes para a luta pela igualdade de gênero. A cor lilás em alusão ao movimento pelo voto feminino, há mais de cem anos; e o mês de agosto que remete à sanção da Lei Maria da Penha, que ocorreu em 7 de agosto de 2006.
Considera-se violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero, que lhe cause lesão, morte, constrangimento, limitação, sofrimento físico, sexual, moral, psicológico, social, político, econômico ou perda patrimonial.
Os dados da violência contra a mulher no Brasil são alarmantes. Os registros mais recentes apontam que 26 mulheres sofrem agressão física por hora, uma menina ou mulher é estuprada a cada 10 minutos no país, a cada dia, três mulheres são vítimas de feminicídio, a cada dois dias, uma travesti ou mulher trans é assassinada.
O medo, vergonha de se expor, dependência financeira do companheiro e a falta de confiança na justiça são os principais motivos pelos quais as mulheres que sofrem algum tipo de violência não procuram ajuda. Os dados constam na plataforma Violência contra as Mulheres em Dados, site que reúne pesquisas, fontes e sínteses sobre o problema no Brasil.
Colaboração: Marília Amaral, assistente social do Mesa Brasil Sesc Joinville
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários