Uma doce tarde de troca intergeracional.
Dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. No Sesc Brusque a equipe de Lazer responsável pelo Brincando nas Férias e a área de Trabalho Social com Grupos se uniram para uma atividade intergeracional. As crianças convidaram seus avós, bisavós ou outro adulto 50+ para passar uma tarde divertida.
Os convidados puderam conhecer as instalações do Sesc e saber mais sobre as atividades oferecidas para o público 50+. Logo após o passeio, foi realizada uma oficina de minicucas.
A cuca foi escolhida por ser um prato bem conhecido em Brusque desde sua colonização. No entanto, desde 1980 o município passou a ser conhecido em outros locais do país pela produção do doce, que é muito comum nos cafés e encontros. São receitas de família que são passadas de geração para geração.
Os convidados ajudaram as crianças com os ingredientes da massa, o preparo e rechearam conforme sua preferência. Enquanto assavam, aproveitaram o momento para fazer uma atividade com o Grupo da Memória.
A atividade proposta pela instrutora, Maiana Luchini foi uma dinâmica para oportunizar aos convidados falarem sobre a sua infância, a casa onde moravam e os apelidos que tinham quando crianças. Em contrapartida, as crianças puderam demonstrar seu afeto e responder perguntas como o esporte favorito dos avós, o que gostam de fazer e suas músicas favoritas.
“A troca de experiências entre as gerações cria um canal de comunicação, que potencializa os aprendizados e através do contato com as gerações mais experientes, as crianças podem desenvolver uma nova visão sobre a vida”, comenta Maiana Luchini, instrutora do Sesc Brusque.
“Foi uma delícia essa tarde com as crianças. As gurias (netas) adoraram a nossa presença, minha e da outra vó, e nós também gostamos muito. Vocês do Sesc são maravilhosos", disse em depoimento Evane Eloa da Luz, avó de Beatriz e Heloisa da Luz.
A integrante do Grupo da Memória, Marlene Fedrigo Dietrich é avó, mas não estava com os netos, também participou das atividades com as crianças e disse que “foi muito bom ter participado, notei a importância dos avós nas atividades com os netos na escola, de como eles ficam felizes”.
Após a atividade todos voltaram e degustaram um delicioso lanche preparado pela cozinha da escola e levaram para casa suas cucas e a lembrança de uma tarde deliciosa.
Colaboração: Geisa Carla Franceschini, técnica de Trabalho Social com Grupos e Jussinei Sartori, técnico de Lazer do Sesc Brusque.
0 Comentários