Conheça os benefícios do termalismo para a saúde

Explore as propriedades terapêuticas das águas termais com o Sesc!


28/03/2024 - Atualizado em 28/03/2024 - 354 visualizações

O termalismo trata-se da utilização das águas naturais, termais e minerais na recuperação e manutenção da saúde. As águas termais possuem diversas propriedades terapêuticas e seus benefícios estão ligados à sua composição.

Se você deseja conhecer mais sobre os benefícios das águas termais e gostaria de explorar roteiros de viagem que contemple o termalismo, continue a leitura! 

Quais são os benefícios para a saúde?

De acordo com a Escola de Saúde Pública de Santa Catarina, o termalismo atua na diminuição de dores e tensões musculares, na melhoria da circulação sanguínea e linfática melhoria das funções dos intestinos e função respiratória; auxilia no tratamento de reumatismos; normalização da pressão arterial, ação anti-inflamatória; melhoria do sono; sensação de tranquilidade e bem-estar; redução do nível de estresse e ansiedade, benefícios para a pele, melhoria de diversas afecções, diminuição da irritação, equilíbrio do pH, favorecimento da cicatrização, hidratação e controle da oleosidade da pele e cabelos.

Os tratamentos com as águas termais incluem os famosos banhos, massagens, vaporizações, ingestão, borrifação, entre outros.

Quais são as propriedades das águas termais?

Existem diversas propriedades do termalismo, as águas apresentam uma temperatura maior que as águas naturais, que variam entre 35 e 43°C. 

Além disso, as águas termais são ricas em sais minerais, que são os responsáveis pelos efeitos terapêuticos no corpo e na mente. 

 Entre alguns dos mineiras que fazem bem a pele e ao organismo estão, o potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio.

Por que as águas são aquecidas?

Existem duas formas de aquecimento de águas naturais, por geotermia e outra pela vulcanização. Na geotermia, a água da chuva penetra no solo em grandes profundidades e recebe o calor das rochas. Quanto mais profundo, maior é a temperatura e pressão.

Já no caso da vulcanização, a água se torna quente pela presença de um vulcão ativo.

Explore o termalismo regional 

Você sabia que Santa Catarina é o Estado que possui o maior número de estâncias hidrotermais do Brasil? Elas estão espalhadas em mais de 18 cidades, entre alguns municípios estão:

  • Santo Amaro da Imperatriz;
  • Águas Mornas;
  • Itá;
  • Piratuba;
  • Tubarão;
  • Gravatal;
  •  São João do Oeste.

O termalismo pelo Brasil com o Sesc

Você também pode explorar o poder das águas termais com o Turismo do Sesc-SC! Entre os pacotes de viagem, temos o destino para Caldas Novas, em Goiânia, uma cidade que vive de água, referência de turismo de bem-estar no coração do Brasil. 

Confira esses e outros destinos no Sesc Viagens clicando aqui.

Referência: https://esp.saude.sc.gov.br/index.php/noticias/noticias-2022/180-o-termalismo-social-em-santa-catarina-praticas-integrativas-e-complementares-no-sus-2#:~:text=O%20QUE%20%C3%89%20TERMALISMO,entre%2035%20e%2043%20%C2%BAC


1 Comentários

Cris Felicio

03/04/2024 Quero viajar com vcs pra Piratuba

Publicado à 3 semanas


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .