Nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o Sesc Prainha realizou uma cerimônia individual de formatura da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio, para celebrar a conclusão desta importante etapa da vida de 37 alunos. Estudantes que já têm em suas trajetórias, histórias de superação, tiveram que enfrentar também obstáculos relacionados à pandemia para conquistar o certificado.
Seguindo todos os protocolos sanitários, os formandos fizeram questão de buscar o documento, que abre as portas para novas realizações. Eles são a prova de que sempre é tempo de realizar sonhos, principalmente relacionados ao aprendizado.
Neste ano, devido ao coronavírus, a atividade seguiu através do WhatsApp e disponibilização de material impresso, para os alunos com dificuldades no acesso à tecnologia. Desta forma, foi possível dar continuidade ao curso, manter o vínculo e motivação, para que os alunos não desistissem do objetivo de estudar.
Conheça algumas das muitas histórias abaixo.
E se você também quer encerrar esse ciclo venha concluir o Ensino Médio gratuitamente na EJA do Sesc Prainha.
A EJA Ensino Médio é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), então não há custo para o aluno. São seis turmas distribuídas nos turnos vespertino e noturno e uma equipe composta por nove professores, todos habilitados nas disciplinas que atuam. As matrículas para 2021 já estão abertas. É necessário ter no mínimo 18 anos completos e é preciso apresentar os seguintes documentos: Cópia do Histórico escolar, cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia da carteira de trabalho ( folha de identificação e do último contrato ) e 1 foto 3x4.
Maria Helena da Silva, 71 anos
A aluna Maria Helena, precisou conciliar o trabalho como costureira e os estudos, após mais de 30 anos afastada da escola, mas com força de vontade alcançou seus objetivos.
“Estava há mais de 30 anos afastada da escola, quando decidi
aproveitar essa oportunidade que o Sesc oferece. Não foi fácil conciliar o meu
trabalho como costureira e os estudos, entre tantas outras responsabilidades,
mas quando a gente realmente quer, consegue. Precisei me adaptar sozinha ao
novo formato on-line durante a pandemia. Teve noite que dormia muito tarde para
conseguir fazer as pesquisas e trabalhos, mas valeu! A vida nos ensina muito,
mas o aprendizado é diferente, todo o conhecimento que adquiri foi muito importante.
Além disso, pude conviver com jovens, trocar ideias e experiências muito
valorosas. Estou muito orgulhosa, esse diploma, significa muito para mim. Foi
uma honra conhecer essa equipe maravilhosa, que só tenho a agradecer”.
Guise Maria de Souza, 38 anos
A agente de saúde Guise Maria é mãe de dois filhos de 18 e 20 anos que estão muito orgulhosos desta realização.
"Esse diploma é uma vitória para mim, um sonho que realizo. Só o fato de ter esse certificado, com o meu nome escrito, registrando que eu consegui, é uma felicidade. Eu queria muito terminar os estudos e o Sesc abriu essa porta. Fiquei dez anos longe da escola e agora não quero mais parar. Com o estudo a gente muda, começa a pensar de uma forma diferente, e o Sesc nos incentiva a ir mais longe".
Confira a galeria de imagens
Saiba mais
Confira a cobertura da formatura do primeiro semestre deste ano