Transição acolhedora
Você já conhece o projeto Interface da Rede de Ensino do Sesc-SC? Esta iniciativa é realizada nas escolas de Educação Básica e promove experiências de integração entre a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.
O Interface propõe a convivência entre diferentes faixas etárias, proporcionando momentos ricos de aprendizagem. As atividades, que envolvem alunos de idades distintas, estimulam o desenvolvimento de qualidades como empatia, paciência, escuta, e cuidado, além de favorecer habilidades comunicativas, coordenação motora, noção espacial, e a sistematização de conteúdos.
O projeto ocorre anualmente, com temas trimestrais. Confira as atividades realizadas nas Escolas Sesc de Araranguá e Xanxerê.
Escola Sesc de Araranguá
A transição do 5º ano do Ensino Fundamental I para o 6º ano do Ensino Fundamental II marca uma fase significativa na vida dos estudantes. Mais do que apenas uma mudança de série, este momento representa a transição da infância para a pré-adolescência.
Sarau com turmas do Ensino Fundamental I e II.
Atividades e Metodologia
A transição entre o 5º e o 6º anos foi marcada por atividades planejadas pelas professoras Juliana Teixeira (5º ano) e Jocilene Scaini (6º ano), incentivando interação, aprendizado colaborativo e expressão criativa. Abaixo estão as principais atividades realizadas:
- Aulas de Introdução ao Cordel
- Socialização e Produção de Cordel
- Interação e Lanche Compartilhado
- Sarau Literário
Os alunos apresentaram seus cordéis durante o Sarau Literário, celebrando a criatividade e o trabalho colaborativo.
- Biblioteca de Brincar
"Poesia" Os alunos declamaram poemas em um Palco Aberto, incentivando a expressão literária e fortalecendo a confiança.
O Projeto Interface não apenas facilita a transição escolar, mas também acolhe e apoia os alunos nesse momento de mudança, criando um ambiente seguro e estimulante.
Interface, Escola Sesc Araranguá.
Escola Sesc Xanxerê
Na Escola Sesc Xanxerê, a atividade do projeto envolveu os alunos do 1º ano vespertino em um processo de criação de narrativas orais. As atividades incluíram contação de histórias, rodas de conversa e a criação de personagens, que ganharam vida nas narrativas dos estudantes.
Nesta proposta, personagens do folclore foram inseridos em cenários diferentes dos habituais, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos.
Atividade do Interface na Escola Sesc Xanxerê.
O projeto teve como objetivo desenvolver as competências linguísticas e a autonomia dos estudantes. Além disso, os alunos interagiram com colegas e professoras da Educação Infantil, compartilhando suas histórias e promovendo momentos de troca e aprendizado.
No segundo momento da atividade, houve interação por meio de um livro de literatura. Os alunos manusearam os livros, e com o apoio dos colegas do 1º ano, exploraram as imagens e os textos. Esse processo foi visto como um passo importante na transição para a autonomia e na construção de laços afetivos entre os estudantes.
Leitura entre turmas.
O Projeto Interface tem se mostrado uma iniciativa essencial na Rede de Ensino Sesc-SC, proporcionando uma transição acolhedora e colaborativa entre os ciclos da educação, e reforçando o desenvolvimento integral dos alunos.
Matrículas Escola Sesc 2025
Em setembro o Sesc Santa Catarina inicia o processo de rematrículas e matrículas nas Escolas da sua Rede de Ensino. A Instituição divulga o Edital com o calendário e as orientações necessárias aos pais e responsáveis, documento que deve ser lido minuciosamente pelos interessados.
Para o ano letivo 2025, são mais de 10 mil vagas nas atividades de Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental, projeto Criar Sesc (contraturno escolar) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 26 Unidades no Estado.
Cronograma
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários