Conteúdos sobre Neide Mariarrosa, pesca da tainha e mapas já estão disponíveis no Museu de Florianópolis Sesc.
O Museu de Florianópolis ganhou novos conteúdos nos últimos meses. São produções que trazem mais a história, cultura e informações sobre a cidade. As novidades já estão disponíveis na Sala Panoramas, no segundo andar do Museu.
“O conceito da Panoramas é sempre estar atualizada e interativa com assuntos relevantes de Florianópolis. A equipe do Museu busca novos assuntos para despertar a curiosidade da população, sem perder a essência de um Museu da Cidade”, explica a gerente do Museu de Florianópolis Sesc, Selma Junkes.
A Sala Panoramas apresenta Florianópolis através de diferentes olhares, narrativas e sujeitos, englobados em distintos tempos e espaços que os constituem. Os assuntos são atualizados periodicamente para que os visitantes tenham mais conhecimento de temas importantes da cidade.
Neide Mariarrosa
A exposição celebra o legado de umas das vozes mais importantes de Florianópolis.
Nas telas da Panoramas, você encontra fotografias que celebram sua carreira e trajetória da artista, que iniciou sua carreira no rádio, onde se destacou pela habilidade vocal e talento em interpretar diversos personagens em radionovelas.
Ela foi a voz original do "Rancho do Amor à Ilha", canção emblemática de Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, que também compôs várias outras músicas interpretadas por ela.
Pesca da Tainha
Neste módulo de conteúdo, é exibido quatro partes do documentário “ND Documento: pesca da tainha”. A produção gravada na Barra da Lagoa mostra as dificuldades, anseios e alegrias dos pescadores que ainda preservam a pesca artesanal.
Os episódios destacam o trabalho do pescador artesanal, que ainda é braçal, e o amor pela atividade. Além dos vídeos, há ainda informações que mostram um pouco do que faz a pesca artesanal ser patrimônio cultural de Santa Catarina.
Ilha de Santa Catarina no mapa
O conteúdo foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbano (SMPIU) que compilou e digitalizou documentos importantes sobre a geografia da Ilha de Santa Catarina.
O trabalho traz mapas de Florianópolis a partir do século XVI até os dias atuais.
Na sala é possível ver registros cartográficos de diferentes períodos, que apresentam mudanças na geografia, urbanização e a cultura.
O Museu de Florianópolis, administrado pelo Sesc-SC por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, tem um conceito inovador e preserva a memória da capital catarinense, ao mesmo tempo que olha para o tempo presente e abre um diálogo para o futuro. Ele está localizado na Praça XV, 214.
Está aberto ao público segunda, quartas e sextas das 9h às 19h, nos finais de semana das 10h às 16h. Às terças, o Museu está fechado.
Compre seu ingresso do Museu aqui
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.