Agenda

Gabriel Abrantes | 1984, EUA

Joking Relationship / Humores Artificais | 30'

Joking Relationship [A história do humor] (2016), comissionado pela 32 a Bienal, foi rodado noMato Grosso (Canarana e aldeias Yawalapiti e Kamayura dentro do Parque Indígena do Xingu)e em São Paulo. O filme usa do humor e da irreverência para tratar do deslocamento de povosindígenas e da ameaça ecológica de usinas hidroelétricas, incorporando assuntos deantropologia, tecnologia e política à sua narrativa ficcional. A história conta a jornada de umaindígena comediante que se une a um robô e conquista a fama na indústria cultural de massabrasileira. O filme, de natureza insólita, coloca em questão os hábitos humorísticos de diversosgrupos indígenas em contraste com o progresso e a inteligência artificial.

Debate:Claudia Cárdenas e Cinthia Creatini

Claudia:Cineasta, pesquisadora, professora e integrante do duo Srangloscope. Descobriu a arte do vídeo após o seu PHD em Literatura. O seu interesse em filmar aumentou depois de dar estética e teoria de mídia de massa para estudantes de cinema na universidade. A partir do campo da literatura, ela se interessou pelo idioma cinematográfico em todas as suas formas e possibilidades e todos os seus estudos trouxeram para o trabalho uma distância entre palavras e imagens. Embora ela seja uma escritora de roteiros, ela está se aproximando cada vez mais de uma linguagem não narrativa em seus vídeos e filmes.

Cinthia:Doutora em Antropologia Social (UFSC, 2014). Mestre em Antropologia Social (UFSC 2005). Graduada em Ciências Sociais (UFRGS 2002). Etnóloga realiza pesquisas junto a distintos grupos indígenas do Brasil desde 1998. Possui experiência na coordenação de Grupos Técnicos para identificação e delimitação de terras indígenas e quilombolas, e também na coordenação de Estudos de Componentes Indígenas. Atua ainda na área audiovisual, elaborando projetos, roteiros, pesquisas e registros de documentários junto a comunidades tradicionais. Membro da Comissão para Igualdade Racial da OAB/SC. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos e Desenvolvimentos em Conhecimento e Consciência - NEDECC (UFSC) e participa do A-Funda, Núcleo de Antropologia Fundamental do Departamento de Antropologia da UFSC.

Cinema Livre

TAGS

Programação para sua cidade

Data

19:00

Endereço: Teatro Sesc Itajaí - Rua Almirante Tamandaré, 259 - Centro

Gratuito