Agenda

Os conjuntos de câmara têm origem no século 16, época em que se tornou uma prática a apresentação de pequenos grupos musicais nos castelos medievais europeus em situações sociais envolvendo a nobreza. Ao longo da história, o quarteto de cordas, em sua formação clássica com dois violinos, viola e violoncelo, foi a formação que mais se consagrou nesse âmbito, motivando compositores de todos os períodos históricos, estimulando a produção de vasto repertório.

O quinteto de metais tradicional é um conjunto de câmara formado por dois trompetes, uma trompa, um trombone e uma tuba, instrumentos que integram o naipe de metais das orquestras sinfônicas. Não teve a consagração alcançada pelo quarteto de cordas, e sua existência remonta a um período mais recente na história da música, seguramente não mais de 150 anos. Mas, ainda assim, é um dos conjuntos de câmara mais tradicionais no campo da música de concerto.

A inclusão de um quinteto de metais nesta edição do Sonora Brasil tem por objetivo apresentar repertórios compostos para essa formação, no âmbito da música de concerto, que apresentem influências da sonoridade interiorana das bandas tradicionais. Repertórios encontrados, de um modo geral, na obra de compositores que também vivenciaram esse percurso como instrumentistas, partindo, posteriormente, ao estudo acadêmico dedicado à composição.

Música Livre

TAGS

Programação para sua cidade

Laguna Saiba mais

Unidade : Sesc em Laguna

23/10/2018 às 20:00 Saiba mais

Show: "Quinteto de Metais da UFBA" - 23/10/2018 às 20:00

Endereço: Rua Sáles, SN - Avenida Engenheiro Colombo Machado Sáles - Centro, Laguna - SC, CEP: 88790-000

Horários
Início: 20:00 Fim: 21:00
Veja no mapa

Email: calaguna@sesc-sc.com.br
Telefone: 0800 645 5454

Gratuito