"Ações para Reexistir” 


Topografia 
 
A palavra ecoa nos post-its, objetos, no silêncio da casa, nos autorretratos, nas rachaduras e frestas, no terror e na pausa. Os registros de um processo de isolamento são mapeados em um espaço em branco. Um percurso sobre matéria e memória. E sobre um nevoeiro que há de passar. 
 
"Topografia” é uma palestra-performance do projeto "Ações para Reexistir - Pesquisa e Criação Interdisciplinar”, desenvolvido pelo ator Daniel Olivetto, com interlocução artística de profissionais da dança, do teatro, do audiovisual, da música e das artes visuais desde 2019. 
 
O projeto "Ações para Reexistir” nasce das tumultuadas relações humanas em meio às eleições presidenciais de 2018, quando se consolida uma forte onda conservadora contra os direitos humanos e as políticas afirmativas. Um momento marcado por discursos de ódio, pelo fundamentalismo religioso, pela intolerância e, em um enfoque mais pessoal, pelo sentimento de despertencimento familiar. Diante da perspectiva sombria que se anunciava, o que move um corpo para resistir? 
 
Olivetto mergulhou em processos de criação de artistas de diferentes linguagens, buscando mapear e compreender quais são as forças propulsoras nos trabalhos de artistas e coletivos de artes tão distintas em suas naturezas e procedimentos. Em cada linguagem o que move um corpo a agir e a mover espaços? 

Daniel Olivetto  
 
Ator, diretor e produtor teatral. Mestre em Teatro e Graduado em Artes Cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Desenvolveu formação autodidata na área do design, tendo criado a identidade visual para mais de 150 projetos artísticos em Santa Catarina, além de trabalhar como cenógrafo e iluminador para shows musicais, montagens de teatro e dança. 
 
Integra a Cia. Experimentus desde 1999, na qual atuou em montagens como "Emoções Baratas ou Eu Te Amo Glória Pires” (2010 - 2015) e "O Menino do Dedo Verde” (2002 - 2015), e dirigiu trabalhos como "Hagënbeck Ltda” (2005 - 2017) e "Meu Pai é um Homem Pássaro” (2015).  
 
Trabalhou como diretor convidado nas montagens: "Um Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen (2019), "As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller (2016), "Quase Tudo no Timing”, de David Ives (2014), entre outras. 

 
Coordenação, criação e pesquisa: Daniel Olivetto  
 
Artistas convidadas: Hedra Rockenbach; Loli Menezes; Sandra Meyer.  
 
Assessoria de imprensa: Camila Gongalves.  
 
Gestão de mídias sociais: Mariana Feitosa.  
 
Produção executiva: Andréa Rosa. 
 
Duração: 56 min 

 

Apresentação 14 anos

Fomentar a circulação de espetáculos teatrais no estado de Santa Catarina.

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .