O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma instituição pioneira que se destaca pela forte atuação em todo o Brasil e pelo caráter socioeducativo, com uma trajetória marcada pela promoção da qualidade de vida, do bem-estar, da cidadania, do desenvolvimento humano e da transformação social. Desde 1946, a Instituição impacta positivamente a vida de milhares de pessoas, por meio de serviços e eventos nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, atendendo os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e a comunidade em geral.
Entidade privada, sem fins lucrativos, o Sesc de Santa Catarina integra o Sistema Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc e Senac SC, sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. No estado, a Instituição está presente em todas as regiões, com 54 pontos de atendimento em 37 municípios. São 33 unidades operacionais, dez unidades do Sesc Comunidade, sete sedes do Sesc Mesa Brasil, três meios de hospedagem (Hotel Sesc em Cacupé, em Florianópolis, Hotel Sesc em Blumenau e Sesc Pousada Rural em Lages), além de redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas e academias. Também administra o Museu de Florianópolis Sesc e o Centro Cultural Vidal Ramos Sesc Lages e conta com seis unidades móveis (OdontoSesc, Sesc Saúde Mulher e BiblioSesc), que percorrem o estado levando serviços gratuitos a outras localidades.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno Escolar, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Treinamento Multifuncional (TMF), Ginástica em Grupo, Formação Esportiva, Recreação, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), Trabalho Social com Grupos (TSG) e ações de solidariedade compõem o amplo leque de atividades oferecidas à população.
São realizações que favorecem crianças, jovens, adultos e pessoas idosas, proporcionando atividades prazerosas em suas rotinas, para que possam se desenvolver, estudar, adotar hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e esportivas, cuidar da alimentação e da saúde física e mental, aprender uma nova habilidade, viajar, viver experiências marcantes e trilhar seus próprios caminhos.
Toda a atuação é pensada em prol da formação de cidadãos mais conscientes, plenos e capazes de incentivar e apoiar a comunidade ao seu redor, multiplicando conhecimentos. Por isso, o Sesc é referência em todo o país — uma experiência única no atendimento a um público tão grande e diverso.
Promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática.
Visão
Aumentar o reconhecimento do Sesc como Instituição promotora do bem-estar social e da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.
A trajetória do Sesc Santa Catarina principiou com a criação do Conselho Regional em Florianópolis, em 29 de setembro de 1948, sob a presidência de Charles Edgar Moritz. A sua ação, nessa fase embrionária, era voltada apenas à área médica e odontológica, conforme a diretriz nacional da época.
No ano seguinte, Joinville e Laguna seriam as primeiras cidades a sediar os serviços do Sesc, enquanto Blumenau desfrutaria de seus benefícios a partir de 1950. Nas décadas de 1960 e 1970, outros núcleos foram sendo instalados em todas as regiões do espaço catarinense.
A filosofia da Instituição é clara: o desenvolvimento econômico com justiça social. Afinal, com a Carta da Paz Social – um documento elaborado pela Conferência de Teresópolis, que reuniu, em maio de 1945, líderes das classes produtoras do comércio, da indústria e da agricultura – surgia o conceito inovador de custear os serviços sociais dos trabalhadores com recursos das classes patronais.
Na ocasião, várias organizações sindicais de nível superior submeteram ao presidente do Brasil, Eurico Gaspar Dutra, a proposta de criação do Conselho Nacional do Comércio, do qual se originou o Sesc, criado no Rio de Janeiro, em 13 de setembro de 1946, como uma entidade de direito privado, um serviço social autônomo sem fins lucrativos.
Essa proposta arrojada mostrou-se, em todo o Brasil, um marco nas relações capital / trabalho, transformando-se num dos maiores programas de desenvolvimento social do mundo, com cerca de 50 milhões de brasileiros beneficiados a cada ano.
Com uma vasta rede de centros de atividades, incluindo os meios de hospedagem, a entidade está presente em todo o território nacional, por meio de programas em educação, saúde, cultura, lazer e assistência. O Sesc atende aos trabalhadores do comércio de bens e serviços (estabelecimentos de pequeno porte que representam 99% de todas as empresas instaladas no país) e expande, ano a ano, o campo de atendimento.
Entidade sempre ativa e atenta à demanda de cada época, atualmente o Serviço Social do Comércio centra as suas atenções na promoção da cidadania e procura oferecer opções ao tempo livre do trabalhador, num campo de ação que vem se somar às inúmeras ações na medicina preventiva, na educação permanente e no fomento da cultura, já tradicionais na história do Sesc.
Isso porque o arrojo de sua proposta é renovado, ano a ano, pela busca constante de inovação, fiel ao incessante movimento do mundo, com as suas expectativas, necessidades e conquistas sempre imprevisíveis, sempre novas.
Saiba mais no livro: “Uma história feita de muitas”, que celebrou os 70 anos do Sesc, completos no dia 13 de setembro de 2016. A obra mescla a história do Sesc Santa Catarina e de pessoas que têm suas vidas entrelaçadas à Instituição.
Atuamos desde o início da vida e formamos para o futuro, com ensino regular, ação complementar, projetos de alfabetização, de valorização pessoal, de conhecimentos, entre outros. Nesta área, oferecemos Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Criar Sesc (contraturno escolar), cursos de idiomas, de valorização social, ações de sustentabilidade e de educação ambiental.
Uma vida plena e sadia norteia nossa atuação nesta área, com ações de prevenção e recuperação da saúde e de incentivo a alimentação equilibrada. Oferecemos odontologia, nutrição clínica, psicologia, estética facial, massoterapia, acupuntura e educação em saúde. A ideia é promover a saúde, incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Nossas ações culturais são pautadas pela qualidade artística, caráter inovador e viés educativo. Oferecemos gratuitamente à população catarinense o acesso a alguns dos melhores espetáculos artísticos produzidos no estado e no país, em apresentações de teatro, dança, música, circo, cinema e contação de histórias. Além disso, mantemos galerias de arte, rede de teatros e bibliotecas e uma grande variedade de cursos de artes em diversas áreas.
Para o Sesc, mais do que diversão, Lazer é um direito de todos. A programação na área promove o Desenvolvimento Físico-Esportivo, Recreação e Turismo Social. Além da Rede de Academias, conta com ginásios, quadras de esportes, sala de jogos e brinquedotecas, além de promover eventos de esporte e recreação qualificam e conscientizam para a importância do lazer. No Turismo Social, passeios, excursões e os hotéis Sesc proporcionam experiências únicas de valorização e vivência.
Ao estimular a participação e a ação social, contribuímos para que mais pessoas se tornem autossuficientes, vencendo o desafio das desigualdades. Realizamos campanhas solidárias, incentivamos ao voluntariado, empoderamos os 60+ com o Trabalho Social com Idosos, e fomentamos a participação e o desenvolvimento comunitário visando à transformação social. Desta forma, proporcionamos uma integração mais ampla e efetiva de diferentes indivíduos grupos e faixas etárias na sociedade.