No dia 23 de novembro de 2021 nascia o Museu de Florianópolis. E para comemorar o aniversário do Museu, preparamos uma programação especial, com gratuidade para toda a comunidade.


Confira a programação, convide seus amigos, familiares, compartilhe com possíveis interessados e venha participar conosco!

Atividade Especial Livre

Programação para sua cidade

Florianópolis

Local: Museu de Florianópolis
Endereço: Praça XV de Novembro, 214 - Centro. CEP: 88010-400

Horário
Inicio : 10:00
Fim : 19:00

Email: museu@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3222-1333 | (48) 98871-9946

Informações

10h às 16h | Exposição do ProFRANCA –Projeto Franca Austral 
O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é um projeto que conta com Patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O Instituto Australis de Pesquisa e Monitoramento Ambiental é uma entidade civil sem fins lucrativos criada em 2015 para auxiliar na manutenção das atividades do Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca.
 
18h | Palestra "Modernidade em Florianópolis - história e arquitetura” com Leonardo Bertoldi 
A palestra visa difundir o patrimônio arquitetônico moderno da cidade de Florianópolis, ainda pouco conhecido. Serão apresentados os contextos históricos e culturais da chegada desta nova linguagem na arquitetura, que ocorreu a partir da década de 1950, quando a capital catarinense passava por um significativo processo de modernização e transição da paisagem urbana, além de um amplo acervo de edifícios de linguagem moderna presentes no cenário local.

Formas e Valores

Gratuito
Horário
Inicio : 11:00
Fim : 15:00

Email: museu@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3222-1333 | (48) 98871-9946

Informações

11h | Percurso "Histórias do Presente:memória e cotidiano negro em Florianópolis” com Júlia Rossler da Rosa Oliveira
Caminhada guiada pelo centro de Florianópolis que problematiza os papéis do patrimônio cultural na curadoria de memórias da cidade, que é construída pela colonialidade e o racismo. Através de reflexões em torno da marginalização da população negra, busca-se dar sentido a um patrimônio que seja construído de forma democrática e antirracista. O trajeto é composto por oito pontos que permitem um outro olhar para as ruas que estão presentes no cotidiano dos habitantes de Florianópolis.

12h | Sessão de curtas infantis: Bia Desenha: Ep 01 Anjo de Jambo (Neco Tabosa, 2018); "O menino que engoliu o choro” (Cris Pàz, 2025); Caminho dos Gigantes (Alois Di Leo, 2016); Meu Nome É Maalum (Luísa Coppetti, 2021).

14h | Performance "Sonho meu” com Giselle Marques
Ambientada na periferia, Sonho Meu é a história de Faustina, uma mulher que narra o cotidiano entre um varal, um cesto de roupas e uma mesa com café, compartilhando memórias, dores e sonhos que revelam as contradições e afetos do dia a dia. O livro de Carolina Maria de Jesus, Quarto de Despejo, é ponto de partida para suas reflexões sobre a vida e a desigualdade, evocando lembranças que se misturam às suas próprias experiências. As histórias ganham ritmo com a trilha sonora executada ao vivo, em especial os sambas de Dona Ivone Lara, que atravessam a cena como fio condutor das falas e emoções da personagem. Entre lembranças, conversas e canções, a performance transforma o cotidiano em gesto poético, onde sonhar é também um ato de resistência.
Retire sua pulseira 1 hora antes da atividade na recepção do Museu. 

Formas e Valores

Gratuito
Horário
Inicio : 10:00
Fim : 16:00

Email: museu@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3222-1333 | (48) 98871-9946

Informações

11h às 12h | Sessão de curtas infantis - Bia Desenha: Anjo de Jambo (Neco Tabosa, 2018); O menino que engoliu o choro (Cris Pàz, 2025); Caminho dos Gigantes (Alois Di Leo, 2016); Meu Nome É Maalum (Luísa Coppetti, 2021)

-  Bia Desenha: Anjo de Jambo (Neco Tabosa, 2018): A estação de jambos pinta de rosa o chão do quintal onde os meninos moram. E um passeio pelas cores e figuras imaginadas pelas crianças surge assim que eles chegam da escola. Dentro dos desenhos feitos na folga, existe um mundo para conhecermos. Nele, dá até para tentar resolver alguns problemas da vida real. Mas a hora da tarefa sempre corta o barato.
-  O menino que engoliu o choro (Cris Pàz, 2025): Baseado no livro homônimo da renomada autora Cris Pàz (anteriormente conhecida como Cris Guerra), este delicado e comovente curta-metragem convida à reflexão sobre as emoções que silenciamos e os sentimentos que guardamos.
-  Caminho dos Gigantes (Alois Di Leo, 2016):  Uma busca poética pela razão e o propósito da vida. Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos.
- Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que Maalum sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e práticas de uma sociedade racista. Assim que ela chega na escola, todos riem do seu nome. Ela não entende o porquê e, com ajuda da sua família, Maalum vai descobrir o significado e a tristeza se transforma em orgulho através da sua ancestralidade


14h às 16h | Vivência "Brincando com a Natureza", com Projeto Naturescer

A oficina "Brincando com a Natureza” oferece convites para famílias com crianças de todas as idades a brincar e se encantar com os elementos da natureza da nossa cidade, conhecendo um pouco da biodiversidade local e entrando em contato com diferentes texturas, cores, formas, sons e cheiros, aguçando todos os sentidos e a imaginação. As experiências promovidas pelo Naturescer têm como premissa desenvolver o encantamento e o amor pela natureza permitindo que as novas gerações construam valores e atitudes em favor do cuidado com o meio ambiente e sejam mais sensíveis e conscientes sobre a mudança global do clima.

Formas e Valores

Gratuito
Horário
Inicio : 11:00
Fim : 15:00

Email: museu@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3222-1333 | (48) 98871-9946

Informações

11h | Percurso guiado "Conhecendo o centro da cidade com o Vô Zeca!”
Iremos fazer um passeio guiado "Conhecendo o centro com o Vô Zeca" partindo do Museu em direção a Catedral, logo em seguida em frente ou nos jardins do Museu Histórico (Palácio Cruz e Sousa) e finalizando ao redor da Figueira da praça XV. Duração aproximada de 1 hora.

12h | Apresentação de Boi de mamão "Alivanta Meu Boi"
O grupo folclórico Alivanta meu Boi, que existe desde 1995, busca resgatar a cultura e tradição açoriana com apresentações lúdicas de Boi-de-Mamão. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.
A apresentação será realizada na Praça XV de Novembro.

14h | Oficina de Preservação Cultural para crianças
A atividade busca apresentar os bastidores das instituições de pesquisa, preservação e cultura para as crianças. Nosso objetivo é compreender como preparar corretamente os objetos que chegam aqui, para que possam integrar as exposições de forma adequada.
Retire sua pulseira 1 hora antes da atividade na recepção do Museu. 15 vagas.

Formas e Valores

Gratuito
Horário
Inicio : 11:00
Fim : 16:00

Email: museu@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3222-1333 | (48) 98871-9946

Informações

10 às 16h | Visitação gratuita ao Museu 

11h | Apresentação "Brincateria” com Cia Multiartistica Sopro Cênico
O quintal de vó é lugar de encantamento, onde dois irmãos soltam a imaginação e transformam o pequeno espaço em um mundo à parte. A simples missão de ir ao mercado buscar pão para o lanche se transforma em uma aventura mirabolante animada com versos em repente, brincadeiras, roda de ratoeira, mágica e uma divertida capoeira! 
Retire sua pulseira 1 hora antes da atividade na recepção do Museu. 

14h | Oficina "Arqueologia para crianças” com Eduarda Rebelo
A Oficina trabalha diretamente com o conceito de Educação Patrimonial, Conservação de bens-culturais e, sobre o ensino da História e áreas similares, para as faixa-etárias mais novas. Através de uma atividade prática, os pequenos são convidados a simular uma escavação arqueológica, descobrindo objetos desconhecidos e instigados a refletirem sobre seu uso no passado, seu significado no presente e sua importância no futuro. Faixa etária sugerida: dos 3 aos 10 anos.
Retire sua pulseira 1 hora antes da atividade na recepção do Museu. 15 vagas.

Formas e Valores

Gratuito
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .