O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em São João Batista:
Alexandre Brito é escritor, poeta e compositor. Escreve e compõe para gente pequena, média e grande. Com mais de 40 anos de estrada, suas obras integram programas de incentivo à leitura de todo o país, foram selecionadas para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, integraram a Biblioteca Itaú Criança e também aos programas nacionais do MEC, PNBE e PNLD Literário. Finalista do Prêmio Jabuti 2022 com "E fiquem bem”, editora Physalis, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura por duas vezes, 30 Melhores Livros Infantis do Ano da Revista Crescer, Prêmio Ages Livro do Ano e Prêmio Cátedra Unesco de Leitura, entre outros. Foi patrono no RS das Feiras do Livro de Bento Gonçalves, Alegrete, Esteio, Maçambará, Unistalda, Garruchos, Itacurubi e Giruá, e de Concórdia e Videira em SC. Em 2018, Museu Desmiolado transformou-se numa grande exposição com mais de 40 mil visitantes ocupando um andar inteiro do Santander Cultural. Integra a Trupe Onde a Palavra se Diverte atuando no espetáculo verbo-cênico-musical "O Museu Desmiolado”, ao lado de Maura Souza e Márcia do Canto (diretora). Lidera "A Fantástica Orquestra Mirabolante”. É um dos integrantes da banda os poETs. Durante a catástrofe climática do Rio Grande do Sul, organizou ao lado dos poetas, Celso Gutfreind e Dilan Camargo, a coletânea, "Sob as Águas, Sobre a Esperança - Antologia poética sobre as enchentes do RS". Com o Coletivo Literário seis+um lançou a Coleção Esperança, 5 livros infantis autorais em parceria com a Editora Edelbra, destinados a serem distribuídos para crianças de 3 a 7 anos, atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Lançou em 2024, Poemínimos (adulto), Por enquanto (juvenil-seis+um) e Mundo Robô (infantil-com Christian David). Foi presidente da AGES - Associação Gaúcha de Escritores por dois mandatos (2019/2022), Conselheiro do CEC - Conselho Estadual de Cultura RS biênio 2020/2022 e integra pelo segundo mandato o Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre biênio 2022/2024, extendido para 2025. É diretor de "relações institucionais " da AGES (mandato 2025/2027).
Confira a programação:
Biblioteca