O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em Balneário Camboriú:

Angélica Freitas (Pelotas, RS, 1973) é poeta e tradutora. Publicou quatro livros de poemas, entre eles Um útero é do tamanho de um punho (Cosac Naify, 2012; Companhia das Letras, 2017), obra apontada no livro Explosão Feminista (org. Heloísa Teixeira, Companhia das Letras, 2018) como referência para a nova geração de poetas brasileiras. O livro recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte em 2013, e foi publicado na Argentina, Chile, México, Portugal, Espanha e Alemanha. Como tradutora, Angélica verteu para o português obras de Virginia Woolf, Cesar Aira, Susana Thénon, Adrienne Rich e Katharina Volckmer. Entre 2021 e 2022, foi artista residente do Berliner Künstlerprogramm (DAAD), em Berlim. Seu trabalho mais recente, Mostra Monstra (Círculo de Poemas/Fósforo, 2025), é uma plaquete de desenhos e poemas.

Confira a programação:

 

Biblioteca

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .