O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em São Bento do Sul:
Cristiano Moreira, Itajaí, SC, 1973 é poeta, editor e produtor cultural. Autor de 8 livros de poemas, entre eles Dengo-Dengo, infanto Juvenil (Papaterra editora, 2016). Traduziu o volume de narrativas Apartados (Papaterra/ La cebra, 2011) do escritor Chileno Rodrigo Naranjo e foi um dos organizadores de Imprevistos de Arribação, artigos de Osman Lins nos jornais recifenses (Papaterra, 2019). Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina, com pesquisa sobre a obra de Osman Lins e suas incursões no universo da tipografia. Coordenador de projetos do Instituto Caracol e do Pontão de Cultura Caracol, atua também no Ponto de Leitura Biblioteca Rural em Rodeio. É um dos editores da Papel do Mato Oficina Tipográfica, onde se publica poesia contemporânea em plaquetes feitas com impressão tipográfica e é um dos sócios da Quinta da Gávea- hospedaria e quintal criativo na cidade de Rodeio no médio vale do Itajaí.
Confira a programação:
Biblioteca Livre