O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em São Miguel do Oeste:
Demétrio Panarotto nasceu em Chapecó-SC, em 1969. É doutor em Literatura (UFSC) e professor universitário (UNISUL). Músico, roteirista, poeta, escritor e agitador cultural.Publicou, dentre outros, "Mas é isso, um acontecimento" [Editora da Casa, 2008, poemas]; "Ares-Condicionados" [Nave Editora, 2015, contos]; "18 Versos para o funeral de Demétrio Panarotto" [Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2018, poemas], "Tratamento da Imagem" [Patifaria, 2018, conto]; "Arquipélago" [Patifaria, 2018, infantil], "Lotação" [Medusa, 2018, poemas]; "Vozes e Versos" [Martelo Casa Editorial, 2019, poemas], "Cerzindo e Cozendo" [Butecanis Editora Cabocla, 2020, poemas], "sem ensaio” [Kotter Editorial, Portugal, 2022, poemas], "Não dá pra carregar nas costas” [Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2022, poemas], "Navalha”[Traços & Capturas, 2023, novela], "Carta a Horácio” [Kotter Editorial, Portugal, 2024, carta ensaio], "Olhos”[Kotter Editorial, Brasil, 2025, poemas], "Carpincho”[Papel do Mato Oficina Tipográfica, 2025, prosa], mais alguns textos (publicados em revistas, sites e blogs no Brasil e exterior), discos (Banda Repolho e projeto Irmãos Panarotto) e filmes. Reside em Florianópolis-SC, Brasil."
Confira a programação:
Biblioteca Livre