O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.
"A poesia tem de ir aonde a gente está”é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.
Poeta residente na Biblioteca Sesc em Florianópolis-Prainha:
Estrela Ruiz Leminskié escritora, compositora e produtora. Estudou Música na Faculdade de Artes do Paraná, com especialização em Música Popular Brasileira. É mestre em Música pela UFPR e também possui mestrado em Musicologia pela Universidade de Valladolid, na Espanha. Em 2004, lançou seu primeiro livro, Cupido, cuspido, escarrado. Em 2010, publicou Poesia é Não, obra contemplada pelo programa PNBE em 2012 e adotada por escolas de todo o país. Integrou a antologia de poetas da Geração 2000 da Global Editora e participou das coletâneas Blasfêmeas, Amar é (versões da Aquela Editora e da escola), Poemas para crianças de todas as idades, Haicai do Brasil e É agora como nunca – Antologia incompleta da poesia contemporânea brasileira, estas últimas organizadas por Adriana Calcanhotto e lançadas pela Companhia das Letras. Publicou dois livros de poesia e, em 2006, a monografia Contra-Indústria, escrita em coautoria com Téo Ruiz, sobre música independente brasileira. Em 2024, lançou seu primeiro romance, quando a inocência morreu, pela editora Iluminuras.
Confira a programação:
Biblioteca Livre