O projeto Biblioteca Inquieta convida o público para cinco dias de experiências dedicadas ao livro, à leitura e à poesia. De 27 a 31 de outubro de 2025, cada biblioteca do Sesc-SC irá receber um/a poeta para uma residência literária. A programação inclui ativação do acervo, ações de fruição e mediação com a comunidade e a escrita de um texto inédito que vai compor um livro com a participação dos artistas residentes.

"A poesia tem de ir aonde a gente está” é o título da edição, sob coordenação curatorial de Fernando Boppré, onde a palavra poética será o centro das atividades.

Poeta residente na Biblioteca Sesc em Araranguá:

Guilherme Gontijo Flores (Brasília, 1984) é poeta, tradutor e professor na UFPR. Publicou o romance "História de Joia” e os poemas de "Todos os nomes que talvez tivéssemos”, "carvão :: capim” e "Potlatch”, entre outros. No ensaio, publicou "Algo infiel” (com Rodrigo Gonçalves), "A mulher ventriloquada”, "Que sabe de si” e, em parceria com André Capilé, a dupla de ensaio "Tradução-Exu” com o poema tradutório "Uma A Outra Tempestade”. Traduziu autores como Enheduana, Safo, Calímaco, Horácio, Propércio, Trobairitz provençais, Rabelais, Burton, Milton, Celan, entre outros, pelos quais já recebeu prêmios APCA e Jabuti, entre outros. Na literatura infantojuvenil tem dois livros, "A Mancha” (com Daniel Kondo) e "Desembarcados” (com Kondo e Carol Naine). Foi coeditor do blog "escamandro” e é membro do grupo Pecora Loca.

 

Confira a programação:

Biblioteca Livre

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y)

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .