Publicado em 04/08/2022
Mostra Sesc de Cinema: Dia Internacional dos Povos Indígenas
Programação Mostra Sesc de Cinema: Dia Internacional dos Povos Indígenas.
Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política
De Fabiane Medina, Julia Zulian e Guilherme Sai. Brasil, 2020. Documentário. 25 min. Classificação indicativa: Livre. Dublado.
Sinopse: Há Ava Kuña, Aty Kuña; mulher indígena, mulher política é uma abordagem poética da resiliência política das mulheres indígenas brasileiras. Retrato da Kuñangue Aty Guasu, a Grande Assembleia de Mulheres Guarani Kaiowá, o curta-documental mescla as impressões, sentimentos e explicações de uma mulher branca e de uma mulher originária acerca desse encontro.
MAIKAN: A TERRA DA RAPOSA
De Éder Santos e Enoque Raposo. Brasil, 2020. Documentário. 12 min. Classificação indicativa: Livre. Dublado.
Sinopse: Maikan’, na língua indígena Macuxi, significa raposa. No documentário, são tratadas a memória e a cultura do povo Macuxi da comunidade Raposa, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, estado de Roraima, com seu modo de vida e processo milenar de ocupação nômade das serras e campos do entorno do Monte Roraima, berço de Makunaima. A comunidade da Raposa está situada atualmente nos campos, fundada a partir da narrativa mítica da fuga da Raposa nas serras, que foi perseguida pelos seus donos Anikê e Insikiran, filhos de Makunaima, o que define a morfologia e as narrativas dos lugares de afeto. Uma cultura forte, que resiste e dialoga com a sociedade do entorno.
A Tradicional Família Brasileira Katu
De Rodrigo Sena. Brasil, 2020. Documentário. 25 min. Classificação indicativa: Livre. Dublado.
Sinopse: Em 2007, é produzido um ensaio fotográfico em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, em que são retratados doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, Rio Grande do Norte. Doze anos depois, o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.
Sobre a Mostra Sesc de Cinema
A quarta edição da Mostra Sesc de Cinema mantém seu princípio fundamental de promover a difusão de obras cinematográficas que têm acesso cada vez mais restrito ao mercado exibidor brasileiro. Com representantes das cinco regiões do país, a mostra procura ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse e represente a pluralidade cultural. Ao vivenciar a mostra em sua diversidade de temas, sotaques, cores e territórios, temos a possibilidade de mergulhar em temas emergentes intensificados.
Cinema
14 anos
Informações: