Lá, no inicio era apenas trevas e água...
A história da criação contada através da cosmovisão Guarani. A dramaturgia revela-se a partir dos elementos que compõe o cotidiano Guarani. Tudo, objetos, roupas, instrumentos, adornos, animais e natureza, têm uma história e um porque, nada está fora do seu lugar de poder dentro da cultura. Embarque no som do tambor sinta o chamado da natureza.
Depois de sonhar com um beija-flor sagrado, Djatchuká sai em busca de uma terra não muito longe, lá ela encontra a tchejaryi (anciã), que nos conta as histórias ao redor do fogo e aponta os caminhos de Arandua, a sabedoria ancestral. Reviver as histórias é uma das práticas do nhandereko, o sistema de vida Guarani, que renova e fortalece a cultura através de gerações.


A Cia. Artística Guita é composta pelos artistas Guilherme Freitas e Tainá Orsi graduados em Artes Cênicas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foi fundada em 2012, quando ainda se chamava Tribo Pachorra. Inicialmente o grupo era sediado na cidade de Florianópolis/SC, após mudanças e a saída de alguns integrantes, resolvemos ressignifcar e mudar o nome para Cia. Artística Guita. Em 2011 conhece a aldeia Guarani Yynn Moroti Wherá e da início a pesquisa das histórias orais. Em 2013 realizou turnê com o Grupo Vivarte (Acre) e desde então pesquisa o Teatro de Floresta que busca encontrar nos povos da floresta; indígenas, ribeirinhos, camponeses, uma linguagem onde o ambiente da floresta e as diferentes culturas possam permear nos trabalhos, bem como levar o teatro também para dentro do meio rural. Ao longo de sua trajetória, apresentou em festivais de teatro, participou de eventos e realizou apresentações em contextos diversos; Bonencontro, 2° Animaneco, 3° Colóquio Fita Floripa, Baú de histórias.
Temos como foco de pesquisa o Teatro de Animação e as histórias orais dos povos originários, principalmente do povo Guarani. Atualmente esta sediada na cidade de Biguaçu/SC.

Direção: Rafaela Herran.
Direção de bonecos: Guilherme Freitas.
Direção de cena: Guilherme Peixoto.
Atores/animadores: Guilherme Freitas e Tainá Orsi.
Cenografia: Guilherme Freitas.
Dramaturgia: Cia Artística Guita, Daniel Timóteo Kuaray, Santiago Oliveira Kuaray Tchondaro, Adailton Moreira Karay mirim.
Figurinista: Daniela Antunes.
Confecção de bonecos: Guilherme Freitas e Gabriela Céspedes.
Operação de luz e som: Guilherme Peixoto.

Crianças e jovens acima de 7 anos

Contação de Histórias Livre

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .