Provocações Literárias: oficina de criação textual

A oficina pretende aproximar os participantes do universo da criação literária, alternando muita leitura, um pouco de teoria e muita prática textual. As provocações para que essa prática se realize partem da leitura de autores diversos - dos clássicos aos contemporâneos - e de exercícios lúdicos que levem em conta o poder da palavra como recurso de expressão.

O objetivo é construir com os alunos noções favoráveis à apreciação estética de cada gênero literário (prosa/poesia/autoficção) e estimular a criatividade a partir da relação particular ou de intimidade de cada um com a palavra escrita. Autores como Júlio Cortázar, Wislawa Szymborska, Sérgio Santánna e outros ícones da literatura brasileira e estrangeira serão lidos e debatidos ao longo dos encontros.

Suzana Vargas é gaúcha, de Alegrete(RS). Reside no Rio de Janeiro desde 1973. Poeta, autora de livros infantis e juvenis, ensaísta, produtora cultural e professora de literatura com vários títulos publicados.

Formada em Letras, com Mestrado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro onde se especializou na área de leitura. Desde então, trabalhou em diversas instituições de ensino, entre universidades, centros culturais e eventos como professora e curadora de programas literários.

De 1981 a 1983 trabalhou no PRODELIVRO, órgão do Ministério da Educação coordenando o programa nacional Clubes de Leitura. Entre 1981 e 1990 foi orientadora das Oficinas de Poesia da OLAC, Oficina Literária Afrânio Coutinho.

A partir de 1990, a convite de Márcio Souza, integra-se ao corpo de funcionários da Fundação Biblioteca Nacional onde desempenhou a função de técnico em projetos culturais, trabalhando em diversos setores, entre eles o Sistema Nacional de Bibliotecas e o Departamento Nacional do Livro onde editou por 10 anos a Revista Poesia Sempre junto a Ivan Junqueira, Antônio Carlos Secchin, Marco Lucchesi, Ferreira Gullar, entre outros. Ainda na Biblioteca Nacional depois de longa licença, trabalhou no PROLER, Programa Nacional de Incentivo à Leitura, coordenando o setor de cursos e oficinas para professores. Para o órgão, ainda criou e editou a Buriti – a revista de leitura do PROLER.

Possui, entre poesia, literatura infantil e ensaio, 16 livros publicados.


Literatura Livre

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .