Sobre o Projeto África no Cinema
O projeto, coordenado pelo Laboratório de Estudos em História da África (LEHAf) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem por objetivo geral a promoção da cultura cinematográfica com ênfase em filmes de diretores africanos, com produção africana e/ou com filmagens em África. O projeto visa divulgar a riqueza artística e cultural do continente africano através da exibição de filmes, comentários e debates sobre a produção cinematográfica africana e também sobre as representações da África no cinema.
O LEHAf – UFSC realiza a curadoria mensal dos filmes que são exibidos a partir da plataforma de filmes do Institut Français. O projeto conta com a parceria da Aliança Francesa de Florianópolis e do Sesc Santa Catarina. Após a exibição do filme, a equipe que conduz o projeto realiza no mesmo espaço de exibição uma roda de conversa sobre o filme e/ou temas correlatos.
Sobre a Tábua
Sur la planche
Marrocos | 2011 | 1h46 | Ficção | 16 anos
Áudio: Francês | Legendas: Português
Direção: Leïla Kilani
Elenco: Soufia Issami, Mouna Bahmad, Nouzha Akel, Sara Betioui, Rehimo Aich, Anas Lyazami, Mouhcine Hagouch, Abdehai Mtirka
Sinopse: Em Tânger, quatro jovens de vinte anos trabalham para sobreviver durante o dia e viver à noite. São trabalhadores divididos em duas castas: os trabalhadores têxteis e os trabalhadores camaroneiros. Sua obsessão: mover-se. "Estamos aqui”, dizem eles. Do amanhecer à noite o ritmo é frenético, eles atravessam a cidade. Tempo, espaço e sono são escassos. Pequenas faz-tudo de emergência que trabalham como homens e casas vazias. Assim vai a corrida maluca de Badia, Imane, Asma e Nawal.
Sobre a Diretora: Leïla Kilani, nascida em 1970, em Casablanca, estudou economia em Paris e mestrado em História e Civilização. Em 1977, começou a trabalhar em jornalismo como freelancer, e em 1999 iniciou-se na realização de documentários. É diretora e autora, conhecida pelo seu trabalho em Sur la planche (2011), Indivision (2023) e Nos lieux interdits (2008).
Festivais e Prêmios:
Prêmio Fipresci, no Filmes Do Festival Do Sul (Oslo)
Golden Tauro para Melhor Filme, Taormina Film Fest
Melhor Diretor e Melhor Atriz, Taormina Film Fest
Menção Especial, Paris Cinema Ff
Música 16 anos
Gratuito