No dia 15 de Setembro o Sesc Palhoça realiza a abertura do Sesc Musical no CEU - Centro de Cultura Palhoça.

O evento, que é aberto ao público, recebe o grupo de Capoeira da ACCAES - Associação Cultural Capoeira na escola, com a apresentação "O Arco Musical".

O arco musical é um dos instrumentos mais antigos do mundo. Em seus primórdios, não era associado à Capoeira, pelo fato de que ela é uma criação muito mais recente. Hoje, porém, o berimbau é um símbolo indissociável da Capoeira. Seus toques, além de trazerem muitas informações históricas sobre a diáspora da escravidão, conduzem os jogadores e compõem o ideário que fez com que a Capoeira fosse reconhecida como um patrimônio imaterial da humanidade.

Nascida no território brasileiro, a Capoeira faz parte de todas as relações sociais dos africanos que desembarcaram dos navios negreiros, de crioulos - filhos de africanos nascidos aqui - e de seus descendentes.

Essa fala anterior encontra suporte na historiografia que descreve a presença dos capoeiristas nas defesas dos terreiros de candomblé; nas insurreições escravas, com ênfase nos quilombos espalhados pelo país; na criação das primeiras escolas de samba, em que os protetores dos estandartes eram os capoeiristas com suas navalhas, num primórdio dos mestres-sala; como parte de guarda imperial e, por outro lado, compondo também o movimento abolicionista, ladeadas por outras inserções.

Entranhada nessa diáspora, a Capoeira chega às recentes décadas como componente na ressignificação do Movimento Negro e na transformação das políticas educacionais até ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2014, pela Unesco.


Música Livre

Sesc Musical recebe apresentação O Arco Musical no dia 13 de Setembro.

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .