A edição 2023 do projeto Sonora Brasil tem como tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas e apresenta o concerto Congadas no Trupicado com Tribo Maçambiqueira e convidados Kako Xavier e Loma Pereira do Rio Grande do Sul.


O espetáculo apresenta o repertório da Tribo Maçambiqueira e conta com a maturidade de dois grandes nomes da música negra do RS, Loma Pereira e Kako Xavier, que têm nas congadas a inspiração de suas carreiras. A escolha do nome passa pela cadência do Trupicado, ritmo que busca na levada do tambor o "dançante que perde a pisada” nos cortejos. O Maçambique faz parte do ritual de congadas do Brasil.

Negros Bantos vindos da África se radicaram no litoral norte do RS. Seguidores da Rainha Ginga celebram a mais de 200 anos, na cidade de Osório/RS, a festa de Nossa Senhora do Rosário. Oriundos de Maquiné, Prainha, Morro Alto, Capão da Canoa e Osório, no primeiro final de semana de outubro abandonam suas lavouras para viver com a Rainha Ginga o ritual de devoção à Santa.

A religiosidade impõe ao festeiro alimentar e acomodar os componentes do grupo nos dias de festa, assim como os "noveneiros” ajudam a decorar a igreja. Neste encontro, todos dançam ao som de tambores, guizos e maçacaias e cantam as quadrinhas que identificam a nossa cultura Afro Litorânea.

A Tribo Maçambiqueira é um grupo que canta o seu lugar. Nativos do RS, moradores da cidade de Osório e arredores, os integrantes do grupo registraram em CD temas que revelam as paisagens e os costumes do povo negro da região. Cantando o mar, as devoções, a lagoa, as melodias, o quilombo do Morro Alto e tantos outros temas, a Tribo se juntou com um grupo de renomados compositores do RS e escolheram o ritmo do Maçambique (manifestação cultural do lugar) para embalar suas canções.

O grupo é formado por Mário Duleodato, Mestre de Notório Saber e tamboreiro, Paulinho Di Casa, cantor e compositor do grupo, Mestre Cau Silva, artista que faz a ligação dos tambores do litoral com a música regional gaúcha e Gef Lima, Tamboreiro Dançante, que tem a missão de levar este legado para as novas gerações. Com produção artística e musical do artista e pesquisador Kako Xavier, nasceu o único CD do grupo, intitulado "Trupicado”, registro musical do grupo apresentado nos shows. Durante a pandemia foi lançado o documentário referente a caminhada de luta e resistência do grupo.

Loma Pereira iniciou sua carreira na década de 70, se firmou com uma das principais artistas da negritude gaúcha. Nas edições 2018/2019 do Prêmio Açorianos de Música foi homenageada pelo conjunto de sua obra. Em 2021 a cantora recebeu do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), homenagem como forma de reconhecimento e valorização à sua contribuição para a consolidação e divulgação da música gaúcha e regional do litoral norte. Loma vem difundindo há mais de 30 anos a cultura do Maçambique ao público brasileiro.

Kako Xavier tem 28 anos de carreira dedicados a valorização da presença negra no RS, um dos principais nomes da Música Regional do Estado, circulou pelo país inteiro, no Sonora Brasil, com o grupo de pesquisa Alabê Ôni, contando a história dos Tambores Gaúchos, destacando seu aprendizado sobre o Maçambique. Em 2017 criou o Tambor Praieiro, baseado no tambor de Maçambique, levando adiante sua pesquisa das congadas no Brasil. O artista é importante presença nas ações de recuperação do Tambor de Sopapo, tombado como Patrimônio Imaterial Pelotense em 2021. Kako Xavier assina a direção artística e musical deste espetáculo que revela o encontro destes dois artistas com o conteúdo da Tribo Maçambiqueira, fortalecendo e levando adiante esta manifestação Afro-gaúcha viva e de relevante importância para a cultura do RS.


Música Livre

Tribo Maçambiqueira e convidados Kako Xavier e Loma Pereira do Rio Grande do Sul

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .