O Sonora Brasil Sesc é um projeto nacional que tem como objetivo desenvolver programações musicais com temáticas relacionadas à cultura brasileira.
Com o tema "Encontros, tempos e territórios” o projeto, em seu Biênio 2024/2025, destaca um aspecto fundamental do Sonora Brasil, que é o olhar, a escuta e a valorização das territorialidades, da diversidade e das memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes.A curadoria partiu de uma representatividade das cinco regiões e do conceito de intergeracionalidadee diálogos entre tradição e contemporaneidade, local e universal para selecionar dez grupos de artistas, paracriarem espetáculos inéditos para o projeto.
Em 2025 cinco grupos circularão pelos estados das Regiões Norte e Nordeste e os outros cinco pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até novembro, serão 145 apresentações em 42 cidades, além de 31 ações formativas.
REGIÃO SUL
Seu Risca e Ana Paula da Silva (Santa Catarina)
O quilombola mestre de Catumbi, Seu Risca, e a premiada pesquisadora e cantora Ana Paula da Silva, que é finalista do 8º Prêmio Profissionais da Música-8º Prêmio Profissionais da Música – PPM em diversas categorias: Arranjo, composição e produção, irão mostrar a riqueza da música afro-brasileira de Santa Catarina.
Seu Risca e Ana Paula da Silva
"Esse canto que luta pra alcançar os tambores do mundo, e despertar com o coração aberto, e sim, voar”
O concerto é resultado do diálogo entre as canções nascidas na vivência de Ana Paula da Silva com manifestações populares de Santa Catarina e os cânticos entoados por mais de 50 anos pelo Seu Risca. Um encontro de vozes e batidas de tambores destes dois artistas, acompanhados da sonoridade de instrumentistas experientes em manifestações culturais. Bateria e percussão, baixo elétrico, sax e flauta, viola, violões e coro caminham pelo Catumbi, pela Dança do Vilão, por rezas de caboclas e caboclos. As canções buscam proporcionar reflexões, surpresas e curiosidades ao que pulsa pela Baía da Babitonga e pela região do planalto serrano catarinense.
Seu Risca: Voz e Tambor
Ana Paula da Silva: Voz, Violão e Percussão
Clariô Silva: Voz e Percussão
Rodrigo Paiva: Bateria
Tamiris Duarte: Baixo Elétrico
Arthur Boscato: Viola e Violão 7 Cordas
Fábio Mello: Saxofone Soprano e Flauta
Música
Sonora Brasil: "Encontros, tempos e territórios”