A Oficina "Caminhos para a criação em coletivo - O Campo de Visão e outras metodologias possíveis" busca articular e apresentar duas metodologias centrais: O Campo de Visão, exercício de criação de linguagem cênica através da improvisação, criado e desenvolvido por Marcelo Lazzaratto (UNICAMP), e o Método de Criação Coletiva do Teatro Experimental de Cali (Colômbia), sistematizado por Enrique Buenaventura e Jacqueline Vidal, grandes expoentes do teatro latino-americano. 

A oficina busca traçar caminhos para a criação em coletivo, focando em propostas metodológicas para tal, tendo em vista que, via de regra, a maior dificuldade de coletivos e artistas que tentam embarcar na criação coletiva por princípios éticos, é a manutenção da estrutura do grupo através da falta de uma metodologia que, ao mesmo tempo sirva como uma espinha dorsal e dê bordas mais definidas ao processo de criação. 

Para tal, buscaremos criar um espaço de experimentação prática das principais propostas metodológicas do exercício Campo de Visão, e do Método de Criação Coletiva do TEC. Sendo assim, a oficina será majoritariamente prática, envolvendo improvisação, estudo de materiais de cena e reflexões e discussões sobre as práticas propostas. A Oficina se baseia na pesquisa de mestrado do ministrante Leonardo Cesar (UDESC). 

SOBRE OS ENCONTROS

Os encontros serão majoritariamente práticos, com improvisações, jogos cênicos e práticas de criação. Vamos explorar os princípios do Campo de Visão em cena, e a partir disso, criar propostas cênicas e discuti-las a partir das contribuições do Método de Criação Coletiva do TEC. Serão encontros dinâmicos, de muito movimento e reflexão. 

SOBRE O ARTISTA 

Leonardo Cesar é diretor, ator, preparador de elenco, professor de teatro e pesquisador. Formado em Artes Cênicas pela UFSC, atualmente desenvolve sua pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UDESC. Desenvolveu parte de seus estudos em campo, em um intercâmbio com os artistas do Teatro Experimental de Cali (Colômbia). Atualmente, constrói suas investigações a partir do teatro político de grupo e de criação coletiva. É artista atuante na cidade de Florianópolis e seu último trabalho de destaque foi a turnê da peça "O Espectador Condenado à Morte", via Lei Paulo Gustavo SC D+, na qual atuou como diretor e produtor.

Oficina/Workshop 18 anos

Programação para sua cidade

Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .