MOSTRA PALCO GIRATÓRIO - EDIÇÃO 2025

O Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do país, chega a Santa Catarina com uma extensa programação gratuita. De 20 a 29 de junho, Itajaí, Criciúma e Florianópolis recebem a Mostra Palco Giratório. Em cada cidade serão quatro apresentações de espetáculos do circuito nacional e três pensamentos giratórios – debates temáticos com a participação dos grupos e convidados locais. Ao longo do mês, o evento chega também a Joinville com o Festival Palco Giratório.

As apresentações de teatro, dança e circo, para todas as idades, são gratuitas e acontecem em diversos espaços nas cidades. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, diretamente no local, e os lugares são limitados. 

INGRESSO SOLIDÁRIO

Doe itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.

Confira a programação completa da sua cidade:

Teatro

Programação para sua cidade

Criciúma

Local: Diversos
Endereço: Rua Pres. Kennedy, 850, Pio Corrêa. CEP: 88811-570


Horário
Inicio : 00:00
Fim : 00:00

Email: criciuma@sesc-sc.com.br

Telefone: (48) 3403-2650

Informações

Programação da Mostra Palco Giratório 2025 realizada pelo Sesc, de 24 a 29/06 em Criciúma.


24/06 (terça), às 19h30, no Teatro Elias Angeloni: Espetáculo "Fica Comigo", Ateliê do Gesto (GO)

Sinopse: O espetáculo convida crianças e adultos a um mergulho nas memórias guardadas ao longo da vida, por meio do universo lúdico, romântico e nostálgico de um Guardador de Memórias. Embalado por valsas e músicas alegres, o espetáculo transforma gestos em danças e resgata a essência humana com encontros e lembranças. Intérpretes que se tornam bonecos e memórias vivas ajudam a criar um mundo repleto de sutilezas e emoções. A cenografia e a dança estimulam a imaginação infantil, construindo afetos e valores. Os personagens embarcam em aventuras, transformando e ressignificando memórias antigas enquanto vivenciam novas histórias cheias de criatividade e magia.

Gênero: dança
Classificação etária: livre 
Duração: 45 min


25/06, às 20h, na Biblioteca Prof.º Eurico Back: Pensamento Giratório com o Ateliê do Gesto – GO


Este encontro propõe uma reflexão sobre criação, a produção e o funcionamento em grupo a partir das experiências do Ateliê do Gesto. Voltado para artistas, gestores e fazedores culturais, o diálogo aborda modos de operação, desafios, gestão, sustentabilidade e estratégias para inovação artística. Busca-se compartilhar experiências e refletir sobre a produção em grupo como caminho possível de sustentação e colaboração artística ativa. A proposta incentiva práticas colaborativas e sustentáveis, fortalecendo o trabalho coletivo e a comunidade artística. É um convite para trocar conhecimentos e contribuir para o crescimento da produção cultural em grupo.

Debate temático com a participação do Grupo Cirandela.
Apoio: Unesc 


25/06, 18h às 20h, no Teatro Elias Angeloni: Espetáculo "Biblioteca de Dança", Dimentri Produções Culturais (BA)

Sinopse: Biblioteca de dança é uma biblioteca humana e coreográfica na qual artistas estão disponíveis por algumas horas, transformando seus corpos em "livros vivos” para compartilhar com o público memórias ligadas a danças que marcaram suas vidas e seus contextos. Ao redor das mesas, são construídas histórias por meio de gestos, movimentos, palavras, conversas e afetos. Cada artista- livro ocupa uma das mesas da biblioteca e oferece ao público suas cenascapítulos, com duração média de 15 minutos cada. Para assistir ao trabalho, a pessoa visitante faz seu próprio percurso pelas diferentes mesas, podendo chegar no horário que desejar e permanecer pelo tempo que quiser ao longo das horas de apresentação.

Gênero: dança/performance
Classificação etária: livre
Duração: 120 min. 


26/06, às 15h, no Teatro Elias Angeloni: Espetáculo "Da Janela", Trupe do Experimento (RJ)

Sinopse: A montagem tem o brincar como ferramenta de descobertas e insere a plateia no espetáculo ao mostrar o nascimento da amizade entre três crianças: Malu, Cadu e Nina. Ao longo das cenas, o uso de Libras e da descrição poética promove a acessibilidade e a inclusão de maneira orgânica. Isso resulta em um espetáculo que pode ser acompanhado da mesma forma por crianças e adultos que tenham ou não deficiência. Tudo começa quando Nina e Cadu se mudam para a vila onde, até o momento, não havia crianças além de Malu. No decorrer do espetáculo, os vizinhos descobrem afinidades e, ao final, convidam o público: "Você quer ser meu amigo? ”.

Gênero: infantil
Classificação etária: livre 
Duração: 50 min


27/06, às 19h30, no Miniauditório Unesc: Pensamento Giratório com a Trupe do Experimento (RJ)

A criação dramatúrgica a partir de uma comunicação acessível e poética: O encontro nos possibilita explanar nossos desafios no processo e na experimentação da inserção dos recursos de acessibilidade na dramaturgia e nutrir a pesquisa com os relatos do público narrando como foi experienciar tal linguagem cênica.

Debate temático com a participação da Cia O Sombrista.   
Apoio: Unesc 


28/06, às 19h30, no CRIO – Centro de Inovação Criciúma: Espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro", Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo (PE)

Sinopse: O espetáculo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000, Chico Science, que, com o Movimento Manguebeat, mudou o cenário da música brasileira. Através dos números circenses, das coreografias, das expressões, da nossa militância, o público conhece ou revive grandes sucessos do Mestre Chico Science e dos ritmos mais atuais — o que as periferias escutam, o que dançam, o que vestem, como se movimentam, como se definem, como se mostram e querem ser reconhecidos. A obra pergunta numa pesquisa de como a Trupe Circus é — artistas, negros e negras, gays, periféricos —, mergulhando em como tudo do pensamento de Chico ainda é tão atual para quem faz arte e cultura nas periferias do Recife.

Gênero: circo
Classificação etária: livre 
Duração: 60 min
Apoio: Unesc


29/06, às 15h, na Sede do Grupo Teatro Revirado: Pensamento Giratório com a Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo(PE)

Há algumas propostas para o Pensamento Giratório, que acreditamos ser de relevância diante do trabalho artístico que apresentamos: 1. A formação em artes para as juventudes das periferias do Brasil, abordando empregabilidade e geração de renda; 2. Arte e transformação humana para as juventudes numa perspectiva de construção de projetos de vida; 3. A importância do circo social para as artes circenses no Brasil ao longo dos últimos 20 anos; 4. Gestão de projetos artístico-sociais. Debate temático com a participação do Grupo Teatro Revirado.

 
INGRESSO SOLIDÁRIO: Doe itens de higiene pessoal para o projeto Arte de Doar – Programa Novos Caminhos.


Endereços:

Teatro Elias  Angeloni (Av. Santos Dumont, 1498-1608, São Luís – Criciúma/SC)

Biblioteca Prof.º Eurico Back (Av. Universitária, 1105 - Universitário, Criciúma – SC)

Miniauditório Unesc (Av. Universitária, 1105 - Universitário, Criciúma – SC)

Sede do Grupo Teatro Revirado (R. Maria Quitéria, 35 - Nossa Sra. da Salete, Criciúma - SC)

Formas e Valores

Gratuito
Florianópolis

Local: Teatro Álvares de Carvalho e Sesc Prainha
Endereço: R. Mal. Guilherme, 26 - Centro, Florianópolis - SC, 88015-000


Horário
Inicio : 20:00
Fim : 22:00

Telefone: (48) 988.717.200

Informações

Programação da Mostra Palco Giratório 2025 realizada pelo Sesc Prainha, de 22 a 27/06 em Florianópolis.


22/06 (domingo), às 20h, no Teatro Álvares de Carvalho: Espetáculo "Fica Comigo", Ateliê do Gesto (GO)

Sinopse: O espetáculo convida crianças e adultos a um mergulho nas memórias guardadas ao longo da vida, por meio do universo lúdico, romântico e nostálgico de um Guardador de Memórias. Embalado por valsas e músicas alegres, o espetáculo transforma gestos em danças e resgata a essência humana com encontros e lembranças. Intérpretes que se tornam bonecos e memórias vivas ajudam a criar um mundo repleto de sutilezas e emoções. A cenografia e a dança estimulam a imaginação infantil, construindo afetos e valores. Os personagens embarcam em aventuras, transformando e ressignificando memórias antigas enquanto vivenciam novas histórias cheias de criatividade e magia.

Gênero: dança
Classificação etária: livre
Duração: 45 min


23/06 (segunda): Pensamento Giratório com o Ateliê do Gesto – GO

Sinopse: Este encontro propõe uma reflexão sobre criação, a produção e o funcionamento em grupo a partir das experiências do Ateliê do Gesto. Voltado para artistas, gestores e fazedores culturais, o diálogo aborda modos de operação, desafios, gestão, sustentabilidade e estratégias para inovação artística. Busca-se compartilhar experiências e refletir sobre a produção em grupo como caminho possível de sustentação e colaboração artística ativa. A proposta incentiva práticas colaborativas e sustentáveis, fortalecendo o trabalho coletivo e a comunidade artística. É um convite para trocar conhecimentos e contribuir para o crescimento da produção cultural em grupo.
Debate temático com a participação de convidado local.
Duração: 2h


23/06 (segunda), às 19h, na Biblioteca do Sesc Prainha: Espetáculo "Biblioteca de Dança", Dimentri Produções Culturais (BA)

Sinopse: Biblioteca de dança é uma biblioteca humana e coreográfica na qual artistas estão disponíveis por algumas horas, transformando seus corpos em "livros vivos” para compartilhar com o público memórias ligadas a danças que marcaram suas vidas e seus contextos. Ao redor das mesas, são construídas histórias por meio de gestos, movimentos, palavras, conversas e afetos. Cada artista-livro ocupa uma das mesas da biblioteca e oferece ao público suas cenas capítulos, com duração média de 15 minutos cada. Para assistir ao trabalho, a pessoa visitante faz seu próprio percurso pelas diferentes mesas, podendo chegar no horário que desejar e permanecer pelo tempo que quiser ao longo das horas de apresentação.

Gênero: dança/performance.
Classificação etária: livre
Duração: 120 min


24/06 (terça), às 20h, no Teatro Álvares de Carvalho: Espetáculo "Da Janela", Trupe do Experimento (RJ)

Sinopse: A montagem tem o brincar como ferramenta de descobertas e insere a plateia no espetáculo ao mostrar o nascimento da amizade entre três crianças: Malu, Cadu e Nina. Ao longo das cenas, o uso de Libras e da descrição poética promove a acessibilidade e a inclusão de maneira orgânica. Isso resulta em um espetáculo que pode ser acompanhado da mesma forma por crianças e adultos que tenham ou não deficiência. Tudo começa quando Nina e Cadu se mudam para a vila onde, até o momento, não havia crianças além de Malu. No decorrer do espetáculo, os vizinhos descobrem afinidades e, ao final, convidam o público: "Você quer ser meu amigo? ”.

Gênero: infantil
Classificação etária: livre
Duração: 50 min


25/06 (quarta): Pensamento Giratório com a Trupe do Experimento (RJ)

Sinopse: A criação dramatúrgica a partir de uma comunicação acessível e poética: o encontro nos possibilita explanar nossos desafios no processo e na experimentação da inserção dos recursos de acessibilidade na dramaturgia e nutrir a pesquisa com os relatos do público narrando como foi experienciar tal linguagem cênica. Debate temático com a participação de convidado local.
Duração: 2h


26/06 (quinta), às 20h, no Teatro Álvares de Carvalho: Espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro", Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo (PE)

Sinopse: O espetáculo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano da cultura pop dos anos 1990 e 2000, Chico Science, que, com o Movimento Manguebeat, mudou o cenário da música brasileira. Através dos números circenses, das coreografias, das expressões, da nossa militância, o público conhece ou revive grandes sucessos do Mestre Chico Science e dos ritmos mais atuais — o que as periferias escutam, o que dançam, o que vestem, como se movimentam, como se definem, como se mostram e querem ser reconhecidos. A obra pergunta numa pesquisa de como a Trupe Circus é — artistas, negros e negras, gays, periféricos —, mergulhando em como tudo do pensamento de Chico ainda é tão atual para quem faz arte e cultura nas periferias do Recife.

Gênero: circo 
Classificação etária: livre
Duração: 60 min


27/06: Pensamento Giratório com a Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo (PE)

Sinopse: Há algumas propostas para o Pensamento Giratório, que acreditamos ser de relevância diante do trabalho artístico que apresentamos: 1. A formação em artes para as juventudes das periferias do Brasil, abordando empregabilidade e geração de renda; 2. Arte e transformação humana para as juventudes numa perspectiva de construção de projetos de vida; 3. A importância do circo social para as artes circenses no Brasil ao longo dos últimos 20 anos; 4. Gestão de projetos artístico-sociais.
Debate temático com a participação de convidado local.
Duração: 2h

Formas e Valores

Gratuito
Itajaí

Local: Teatro Sesc Itajaí e Teatro Municipal de Itajaí
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, nº 259, Centro. CEP: 88301-430


Horário
Inicio : 18:00
Fim : 21:30

Email: itajai@sesc-sc.com.br

Telefone: (47) 3249-3850

Informações

Programação da Mostra Palco Giratório 2025 realizada pelo Sesc, de 20 a 25/06 em Itajaí.


20/06 (sexta), às 19h30, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo "Fica Comigo” da CIA Ateliê do Gesto (GO)

Sinopse: Dentro de uma atmosfera lúdica, romântica e bem-humorada o "Ateliê do Gesto" apresenta o espetáculo "Fica Comigo" emocionando crianças e adultos através de um mergulho nas memórias que guardamos ao longo das nossas vidas. Um convite para se aventurar no imaginário de um antigo Guardador de Memórias que guarda suas lembranças em caixas através de gestos que se transformam em danças. O espetáculo é embalado pelo universo sonoro de valsas e músicas que proporcionam um ambiente nostálgico e alegre cativando todo o público infantil (e sua família). Os intérpretes que hora são bonecos, e hora são lembranças esfumaçadas vão dando vida e ajudando a construir um mundo recheado de sutilezas, memórias e lembranças esparramadas pelo espaço lúdico ambientado pela cenografia, resgatando a nossa essência enquanto humanidade através dos encontros e experiências diversas que se criam. "Fica Comigo” é um convite para construir afetos e memórias através da experiência artística da dança criando valores, recuperando lembranças e provocando emoções. A criança é instigada a explorar sua essência para que sua imaginação seja estimulada a um universo original e criativo. Os bonecos vão ganhando vida para ajudar, e até mesmo a atrapalhar o velho Guardador de Memórias a viver novas aventuras transformando e ressignificando o que ele guardou por muitos anos, para contar e reviver novas estórias.  

Gênero: Dança
Ingresso Solidário: Doe 1 item de higiene pessoal e retire o ingresso 1h antes na portaria. 
Duração: 45 minutos | Classificação Livre 


21/06 (sábado), às 14h, na Biblioteca Sesc Itajaí: Biblioteca da Dança da Dimenti Produções Culturais (BA) 

Sinopse: Realização da instalação coreográfica "Biblioteca de Dança” na qual um grupo diverso de artistas performa em bibliotecas - ou espaços de convivência afins -, transformando seus corpos em "livros vivos”. Por meio de gestos, movimentos, palavras, conversas e afetos, artistas compartilham com o público, ao redor das mesas, memórias ligadas a coreografias às quais assistiram e marcaram suas vidas e contextos. Um trabalho que relaciona dança, história, oralidade/corporalidade, ficção e memória, em contato íntimo e conversacional com o público. "Biblioteca de Dança” diz sobre experiências artísticas que nos atravessam intensamente: o que pode o encontro com uma obra de arte na vida de alguém? Em seu percurso, a "Biblioteca de Dança" vem reunindo uma coleção de artistas-livros em contínua atualização e ampliação, como acontece com o acervo de uma biblioteca usual.   

Duração: 2h | Classificação Livre 


21/06 (sábado), às 09h, no Teatro Sesc Itajaí: Pensamento Giratório com o Ateliê do Gesto – GO         

Este encontro propõe uma reflexão sobre criação, a produção e o funcionamento em grupo a partir das experiências do Ateliê do Gesto. Voltado para artistas, gestores e fazedores culturais, o diálogo aborda modos de operação, desafios, gestão, sustentabilidade e estratégias para inovação artística. Busca-se compartilhar experiências e refletir sobre a produção em grupo como caminho possível de sustentação e colaboração artística ativa. A proposta incentiva práticas colaborativas e sustentáveis, fortalecendo o trabalho coletivo e a comunidade artística. É um convite para trocar conhecimentos e contribuir para o crescimento da produção cultural em grupo.     

Debate temático com a participação da Karma Coletivo de Artes Cênicas (Itajaí).

Duração:
 2h | Classificação Livre.


22/06 (domingo), às 18h, no Teatro Sesc Itajaí: Espetáculo "Da Janela” da Trupe do Experimento (RJ) 

Sinopse: De sua janela, a menina Malu vivencia e narra as cenas do nascimento da amizade entre Nina e Cadu que, de suas janelas, conseguem criar laços e afinidades ao descobrirem, de forma divertida, como podemos "falar” para além das palavras. A montagem prioriza o brincar como ferramenta de descobertas e propõe à plateia um jogo divertido enquanto utiliza recursos de acessibilidade na dramaturgia e provoca o diálogo em família sobre os temas acessibilidade e inclusão.  

Gênero: Infantil
Ingresso Solidário: Doe 1 item de higiene pessoal e retire o ingresso 1h antes na portaria. 
Duração: 50 minutos | Classificação Livre 


23/06 (segunda), às 19h30, no Teatro Sesc Itajaí: Pensamento Giratório com a Trupe do Experimento (RJ)

A criação dramatúrgica a partir de uma comunicação acessível e poética: O encontro nos possibilita explanar nossos desafios no processo e na experimentação da inserção dos recursos de acessibilidade na dramaturgia e nutrir a pesquisa com os relatos do público narrando como foi experienciar tal linguagem cênica.     

Debate temático com a participação do Coletivo Eranos - Círculo de Arte (Itajaí).

Duração:
 2h | Classificação Livre.


24/06 (terça), às 19h30, no Teatro Municipal de Itajaí: Espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro” da Trupe Circus - Escola Pernambucana de Circo (PE)

Sinopse: O espetáculo é uma grande homenagem ao ícone pernambucano da cultura pop dos anos 90 e 2000, que foi Chico Science e o Movimento Manguebeat, que mudou o cenário da música brasileira. Através dos números circenses, das coreografias, das expressões, da nossa militância, o público conhece ou revive grandes sucessos do Mestre Chico Science e dos ritmos mais atuais do momento, o que as periferias escutam, o que dançam, o que vestem, como se movimentam, como se definem, como se mostram e querem ser reconhecidos. Mergulhamos numa pesquisa de como somos: artistas, negros e negras, gays, periféricos, e como tudo do pensamento de Chico ainda é tão atual para esses jovens que fazem arte e cultura nas periferias do Recife/PE. 

Gênero: Circo
Ingresso Solidário: Doe 1 item de higiene pessoal e retire o ingresso 1h antes na portaria. 
Duração: 60 minutos | Classificação Livre 


24/06 (terça), ação após a apresentação: Pensamento Giratório com a Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo (PE)         

Propostas de debate: 1. A formação em artes para as juventudes das periferias do Brasil, abordando empregabilidade e geração de renda; 2. Arte e transformação humana para as juventudes numa perspectiva de construção de projetos de vida; 3. A importância do circo social para as artes circenses no Brasil ao longo dos últimos 20 anos; 4. Gestão de projetos artístico-sociais.

Debate temático com a participação do Grupo Dengo Produções (Blumenau)

Duração: 
2h | Classificação Livre


MAIS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO WHATSAPP: (47) 3249-3881

Endereços:

Teatro Sesc Itajaí | Rua Almirante Tamandaré, nº 259, 3º andar. Centro. 

Teatro Municipal de Itajaí | R. Gregório Chaves, 110 - Fazenda.

Formas e Valores

Gratuito
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .