Para marcar o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, celebrado em 18 de junho, compartilhamos dicas de aproveitamento integral de alimentos do Programa Mesa Brasil Sesc. A data foi criada por uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, reconhecendo que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.
Na resolução, países concordam que modos sustentáveis de preparação dos alimentos podem ajudar a comunidade internacional a cumprir a Agenda 2030 da ONU. A deliberação da Assembleia indica que a gastronomia ambientalmente responsável pode promover o desenvolvimento agrícola e a produção consciente de alimentos, além de fortalecer a conservação da biodiversidade e a segurança alimentar das comunidades.
Alimentação Sustentável
Há algumas partes de alimentos que podemos aproveitar e a maioria das pessoas desconhece: cascas, talos, folhas externas e sementes, por exemplo. Normalmente essas partes são bastante nutritivas, até mais do que as partes convencionais, com mais fibras e tão saborosas quanto. Além disso, também podemos aproveitar e reinventar nossos alimentos em nossas casas, deixando-os mais saborosos, nutritivos e podendo consumi-los novamente com outros sabores e preparações.
Com forte viés educativo, o programa Mesa Brasil Sesc promove periodicamente capacitações para fortalecer as instituições sociais atendidas e ações para conscientização, que acompanha o trabalho de distribuição de alimentos. Neste ano já foram 55 ações educativas desenvolvidas e um dos temas abordados frequentemente, é o Aproveitamento Integral dos Alimentos, que pode aumentar a densidade nutritiva das preparações, auxiliar no combate à fome, e ainda reduzir a quantidade de resíduos descartados.
O que podemos fazer com as cascas dos alimentos?
O que podemos fazer com talos?
O que podemos fazer com as sobras?
Colaboração: Jéssica Müller, nutricionista do Mesa Brasil Sesc São José.
Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
Em 2020, foram distribuídos 2.853.193 Kg de alimentos para 540 instituições sociais em mais de 60 municípios catarinenses.
O Programa integra a Rede Brasileira de Bancos de alimentos e é certificado pela Global Foodbanking Network (GFN), órgão internacional que apoia bancos de alimentos em todo o mundo.
0 Comentários