Acolha o nosso ciclo recebe doações de 28 de maio a 07 de junho
No Brasil, cerca de quatro milhões de adolescentes deixam de frequentar a escola durante o período menstrual devido à falta de acesso a itens básicos de higiene pessoal. Além disso, a falta de informação agrava esse problema, visto que apenas 20% desse público se sente bem informado sobre a primeira menstruação, que geralmente ocorre entre os 10 e 13 anos de idade*.
O Sesc-SC decidiu unir-se ao movimento pela dignidade menstrual, uma campanha vinculada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), por reconhecer que essa não é apenas uma questão de necessidade básica, mas sim um direito humano. A ação “Acolha o nosso ciclo” de arrecadação de itens de cuidados pessoais incluirá absorventes, bem como produtos sustentáveis como coletores menstruais e absorventes ecológicos, além de lenços umedecidos, sabonetes, shampoo, creme para cabelo e desodorantes.
A partir de 28 de maio, Dia Internacional da Dignidade Menstrual, caixas de arrecadação estarão disponíveis nas Unidades Sesc para receber os itens mencionados. As doações serão entregues às instituições sociais cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC em 7 de junho.
Confira as Unidades Sesc participantes: Departamento Regional, Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Estreito, Itajaí, Jaraguá Do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Laguna, Ler Caçador, Ler Canoinhas, Mafra, Prainha, Rio do Sul, São Bento Do Sul, São Joaquim, São Miguel do Oeste, Tijucas, Tubarão, Xanxerê, Comunidade Biguaçu.
Arte de doar
O projeto tem como o objetivo realizar campanhas sazonais, de forma estratégica, por meio da implementação de campanhas destinadas à arrecadação, à produção e à distribuição de itens que provam a redução dos determinantes de vulnerabilidades sociais, relacionados a temas latentes. Em 2024, serão realizadas três ações direcionadas a assuntos de relevância social, que acontecerão por tempo determinado.
*fonte: dignidademenstrual (www.gov.br)
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários