Como está a sua memória?
No início deste ano o Sesc-SC lançou o programa "Mente Ativa" em 26 Unidades Sesc-SC, com atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo. O novo projeto conta com uma metodologia própria, com bases técnico-científicas, e já é um sucesso entre os participantes.
A proposta melhora o desempenho da atenção, da memória, do humor, do raciocínio, da concentração e das atividades básicas de vida diária. Desta forma, ajuda a previnir futuros declínios cognitivos, contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável, com mais autonomia, consciência e independência.
Prevenção de demências
Até pouco tempo, especialistas acreditavam que não era possível prevenir a demência. No entanto esse paradigma mudou em 2018, quando a Lancet Commission elaborou um relatório com base em evidências científicas, que trouxe recomendações sobre como evitar a demência e formas de tratá-la.
Para o médico geriatra André Junqueira Xavier, que prestou assessoria para as construção da proposta do "Mente Ativa", ficaram claros fatores modificáveis que têm evidência de prevenção em cerca de 40% das demências.
André Junqueira Xavier,
Médico geriatra, assessor do Mente Ativa
O médico é referência no tema, com doutorado em Informática em Saúde e pós-doc em Estimulação Cognitiva. Atua nas áreas de ensino médico, epidemiologia do envelhecimento e reabilitação da memória. Ele é coordenador do Ambulatório da Memória e da Oficina da Lembrança da UniSul Grande Florianópolis, além de ser criador e coordenador da disciplina de Telemedicina do curso de medicina da UniSul.
Atividade para 40+
O "Mente Ativa" é uma ação do Trabalho Social com Grupos do Sesc-SC, destinado ao público 60+ e, também, aos adultos 40+ que apresentam alguma queixa e/ou dificuldades cognitivas. Os encontros acontecem uma vez por semana, com vivências, dinâmicas, avaliações, exercícios, jogos, interação social e conteúdos, mediados sempre pelo processo grupal.
O acompanhamento é um dos diferenciais da atividade. Os participantes serão avaliados com testes validados cientificamente, para analisar o desempenho individual. A partir dos resultados, será possível direcionar as atividades de acordo com o perfil e necessidades de cada grupo. Ao final do ano, cada um receberá uma devolutiva do Sesc, apresentando os dados do seu desempenho no programa.
Vivências nas Unidades
Práticas para o resgate de memórias
Dentro da programação do projeto, três grupos do Sesc Lages visitaram o Memorial da Rádio Clube da cidade. Com o intuito de resgatar memórias e produzir novas lembranças, os alunos foram convidados a mergulhar na história da rádio que possui 75 anos. O veículo de comunição iniciou seus trabalhos com um alto-falante instalado no centro do município para noticiar o fim da Segunda Guerra Mundial.
Durante um longo período, a rádio foi o único meio de comunicação efetivo na Serra Catarinense, onde eram noticiados avisos, pautas policiais e notas de falecimento, além de produzirem eventos para a comunidade serrana.
Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os locutores dos programas que ouvem, durante a programação ao vivo nos estúdios que as rádios Clube e Massa FM possuem hoje, mexendo com o imaginário coletivo.
Após o passeios, os participantes estão realizando atividades relacionadas para fortalecer esta riquíssima experiência vivida.
O objetivo das atividades fora do ambiente comum é: estimular partes do cérebro que por muitas vezes estão funcionando de forma “automática” e ativar outras que não estamos utilizando, trazendo uma maior fixação através de experiências diferentes.
Galeria de imagens com mais registros
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários