O projeto Empreendedor 50+ do Sesc, tem como linha de atuação a “Geração de Renda Extra” e o “Empreendedorismo Social”, que envolve o aperfeiçoamento digital, por meio do computador e smartphone. O intuito, ainda, é o desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo de negócio, trazendo à tona a questão do trabalho para esta faixa etária, atuando com questões socioeducativas e estimulando a reflexão e valorizando o Mercado de Trabalho para os 50+.
Na Unidade Sesc Araranguá, o projeto iniciou em abril, com foco na geração de renda extra, com a proposta de desenvolver fanpage através das ferramentas: Facebook e Instagram, para divulgação dos trabalhos que já realizam no mundo offline. No segundo semestre o grupo continuou com as atividades (geração de renda extra), porém com o foco em novas plataformas online e inserção no mercado de trabalho.
Durante os encontros foram apresentadas plataformas digitais, com o objetivo em vendas, como: Mercado Livre, Elo7, Marketplace e Magazine Você, com a finalidade de incluir todos os participantes em uma área do seu interesse. Neste grupo tem os que fazem artesanato, culinária e pessoas que procuram ter renda extra, sem sair de casa e sem produzir algum produto.
A partir de rodas de conversa teve-se a ideia de realizar a “I Feira do Empreendedor 50+” para apresentar os trabalhos desenvolvidos durante os encontros. A feira foi realizada no Sesc Araranguá, no dia 17 de outubro de 2019, e foi um momento muito especial para os integrantes do projeto. Desde a organização em grupo até a montagem e, é claro, no dia puderam expor seus trabalhos e falar como se sentem participando. A ação prestigiada por amigos e familiares movimentou algumas vendas.
A técnica do Trabalho Social com Grupos, Cleonice Canto relatou que “durante a visitação, eles falavam da vontade de aprender coisas novas e que nunca é tarde para realizar seus sonhos. Eles explicaram como é o projeto, como aprendem durante os encontros e explicaram aos visitantes, que melhor que ficar em casa é vir para o Sesc empreender, fazer amizades e trocar ideias”.
A estagiária do Trabalho Social com Grupos, Karolaine Zilli destacou que “o ‘Empreendedor 50+’ possui uma nova temática, e por isso, atingiu um público diferente do que estavam acostumados. Os participantes sempre relataram nos encontros a admiração pelo Sesc ter desenvolvido este projeto, que estimula as pessoas a vivenciar novas experiência e até mesmo realizar o sonho de ter seu próprio negócio virtual, além dos novos grupos de amizades” finaliza.
Confira abaixo alguns depoimentos:
“No Sesc a gente tem a oportunidade de frequentar os grupos que iniciaram com informática e smartphone e este, que para mim foi fundamental, que achei melhor. Agora eu consigo me encontrar nas áreas que eu mais gosto, que seria essa maneira de estar na mídia, mais dentro do empreendedor, dentro de um programa de um projeto. Sempre trabalhei com bolos decoração, sempre que uma amiga ou entidade precisa eu estou fazendo, sempre tive essa habilidade e gosto. O projeto ‘Empreendedor 50+’ me colocou dentro, sem ter o receio, de agora com quase 70 anos, poder mostrar o que sabe. Ele te tira o medo e te coloca à disposição sendo mais poderosa, tenho muito mais coragem, ele te empodera muito mais!” Adilce Zanelatto Da Silva, 70 anos.
“O ‘Empreendedor 50+’ me deixou com a cabeça mais aberta em termos de modernidade, para mostrar meu trabalho pelas tecnologias.” Luiz Seixo Arakaki, 69 anos.
“O ‘Empreendedor 50+’ me ajudou bastante nas redes sociais, como usar o whatsapp no computador, passar uma foto do App para o Google Drive. Ajudou a fortalecer minhas páginas, minha marca Porta de Casa. E no segundo semestre é as vendas né, que agora estamos criando lojas e isso é muito bom. Eu tenho bastante mercadoria disponível, porém não tenho loja física para vender então isso muito me interessa. Agora eu tenho loja no Elo7 e coloquei também no Mercado Livre. Isso aumentou bastante minha venda pela internet.” Valdirene Martinha da Rosa Rossi, 49 anos.
“Ele está me ajudando nos conhecimentos na área digital, que eu tinha precariamente. Consegui colocar meus produtos com mais eficiência no meio digital, alcançando mais clientes e dessa forma, ampliei a divulgação.” Edsonilia Aparecida Ferreira Nunes, 63 anos.
Colaboração: Cleonice Canto, técnica de Grupos da Unidade e Karolaine Zilli, estagiária de Grupos do Sesc Araranguá.
Araranguá realiza a “I Feira do Empreendedor 50+”
24/10/2019 - Atualizado em 24/10/2019 - 460 visualizações
0 Comentários