Depois de dois anos sem encontros presenciais, o Grupo da Memória do Sesc Rio do Sul está de volta, com uma programação que melhora a qualidade de vida do público 60+.
A retomada, na última terça-feira, dia 09 de agosto, foi repleta de emoções. As senhoras foram surpreendidas pelas crianças o 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc, que preparam uma atividade especial, no espaço da Biblioteca, envolvendo os livros. Cada aluno contou uma história e a conversa se estendeu além das obras literárias.
“Hoje, em nosso encontro semanal no Sesc, tivemos uma experiência incrível com as crianças alunas do Sesc. Elas nos surpreenderam com contos de histórias cheios de emoções! Foram momentos lindos!”, conta a senhora Inair Nasato Warmeling, aluna do Grupo da Memória. A colega Maurília Righes também celebrou: “Que tarde maravilhosa, que troca de energia! Que bom viver esses momentos”.
A amizade ficou garantida para o futuro:
“O Benjamim me perguntou se eu era boa de memória. E antes que eu pudesse responder já foi me dizendo os números do telefone da mãe dele. Disse-me que gostaria de continuar conversando comigo. Que quer ser meu amigo para sempre! Que criança adorável!”, comenta a senhora Ilse Reinke.
As crianças também ouviram atentamente as mulheres do Grupo da Memória, que compartilharam histórias das suas vidas, que ouviram ou que contaram para os filhos e netos.
A pequena Beatriz Probst conversou com a dona Naldi e ficou empolgada com a interação. “Ela me contou que os netos dela gostavam de ouvir histórias de terror quando tinham a minha idade. E ela me contou algumas histórias dessas. Gostei muito de conversar com ela e de conhecer essas histórias. Ela é uma avó muito boa para os netos e me disse que sempre falou para eles estudarem muito. Uma neta dela mora fora do Brasil. Achei muito chique isso”.
O encontro terminou com promessas de reencontro:
"A amizade construída entre a pessoa idosa e a criança é um jeito lindo de contribuir para a qualidade de vida dos envolvidos. Oportunizar essa experiência às crianças irá ampliar seus horizontes diante do entendimento da vida, enquanto que, simultaneamente, valorizará a caminhada de quem já fez muito e precisa da doçura desses excelentes e sinceros amiguinhos/as", sintetiza Sidineia Köpp, Técnica de Cultura do Sesc Rio do Sul.
Colaboração: Sidineia Köpp, Técnica de Cultura do Sesc Rio do Sul
Grupo da Memória
O Grupo da Memória do Sesc oferece atividades para estimular a memória dos 60+ de forma geral e o desenvolvimento cognitivo. A programação traz atividades teóricas e práticas, como exercícios, jogos, dinâmicas, leitura e interpretação, construção de textos, ferramentas digitais, mediado sempre pelo processo grupal.
A atividade contribui para o exercício da cognição e, consequentemente, para melhoraria do desenvolvimento das atividades cotidianas. Os grupos têm encontros semanais presenciais e on-line, com até duas horas de duração.
A atividade integra o Trabalho Social com Idosos (TSI), que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil. Com ações que proporcionam a integração, a socialização, o protagonismo e o empoderamento, contribuímos para o envelhecimento ativo e saudável.
Estimule a memória cognitiva e afetiva no Sesc!
Para mais informações acesse: www.sesc-sc.com.br/site/servicos/grupo-da-memoria
Agenda 2030
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das desigualdades).
0 Comentários