Viver é uma dinâmica de contínuos exercícios cerebrais. Tal consciência poderá tornar esta prática do viver e do “acordar” o cérebro mais divertida, se prestarmos mais atenção ao nosso cotidiano, utilizando os cinco sentidos.
Pensando nisso, o Sesc em São Miguel do Oeste realizou uma atividade sensorial com o Grupo da Memória, em que os participantes passaram por um "caminho de sensações". O caminho incluiu a sensação de pisar em panos, tecidos, fibra, grãos, água e ainda sentir gostos e ouvir sons. Os participantes foram conduzidos pela instrutora Daiane Rosseti, que em encontros anteriores já havia abordado a temática.
Prestar mais atenção nas coisas que fazem parte da nossa rotina e dar mais atenção aos nossos sentidos, é parte fundamental para que o cérebro não fique acomodado.
Escolha uma ou mais destas dicas para focar por dia. Se desejar, invente outras. Faça uso destes exercícios em todas as oportunidades do dia, mas cuidando para que não se tornem rotineiros:
1. Ao acordar, cheire uma essência de aroma diferente por 1 semana: eucalipto, limão, alecrim, baunilha, etc. Feche o frasco e o abra novamente depois de tomar o banho e se vestir.
2. Tome banho de chuveiro com os olhos fechados com cuidado para não cair ou se machucar. Tome consciência da textura e temperatura da água, sabão, de sua pele, etc.{
3. Quando for tomar banho, use uma série de estímulos sensoriais: óleos aromáticos para o banho, sabonetes perfumados, esponjas, escovas, toalhas macias, óleos de massagem.
4. Escove os dentes com a outra mão. Se a sua mão dominante for a direita, escove os dentes com a esquerda e vice-versa.
5. Troque de mão também ao pentear o cabelo, abotoar as roupas, comer, usar o controle remoto.
6. Mude suas atividades de rotina: vista-se depois do café, ligue a TV num programa que nunca viu; leve o cachorro para passear por um novo caminho.
7. Leia textos em voz alta., se possível, caminhando.
8. Sexo: feche os olhos, ponha roupas de cetim, espalhe pétalas de rosa pela cama, tome uma champanhe gelada, massageie um ao outro com óleos perfumados, idealmente com uma música ao fundo.
9. Caminhe descalço pelo seu quarto com os olhos fechados. Conte os passos, perceba a dificuldade (ou facilidade) deste movimento por um local tão conhecido. Abra as gavetas e procure descobrir cada roupa somente pelo tato e cheiro.
10. Mude as coisas de lugar no seu trabalho. Troque as coisas de gavetas, os móveis de lugar, os livros nas prateleiras.
11. Apague todas as luzes da casa e fique atento para todos os sons. Seus, da casa e externos. Depois, escreva sobre toda a riqueza de sons que te impressionaram: pelo desejo, pela alegria, pelo medo, enfim ... a vida é plena de sons.
Clique aqui para mas informações sobre o Grupo da Memória nas Unidades do Sesc em Santa Catarina.
Contribuição:
Joiciane Pagliarini, Técnica de Assistência no Sesc em São Miguel do Oeste
Daiane Rossetti, Instrutora de Atividades no Sesc em São Miguel do Oeste
.
0 Comentários