A colcha de retalhos
O Trabalho Social com Grupos, em conjunto com o núcleo de Cultura do Sesc Chapecó, desenvolveram uma atividade com o grupo Conecta 60+ a partir da leitura do livro infantil “A colcha de retalhos”, de autoria de Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro.
O livro detalha os encontros do personagem Felipe e de sua avó, onde eles relembram momentos, enquanto tecem uma colcha com retalhos e definem o sentimento chamado de saudade, e inspirou os encontros realizados na biblioteca do Sesc Chapecó, mediados pelo instrutor de biblioteca, Josimar Pereira da Silva, e pela técnica do Trabalho Social com Grupos, Eduarda Rebelato de Almeida, que realizou a contação da história aos idosos do TSG e fomentou a contação de lembranças e recordações dos idosos com seus próprios avós.
O projeto se estendeu por quatro encontros. O primeiro, aconteceu a contação da história, os dois seguintes foram dedicados ao resgate de recordações de histórias dos idosos com seus avós, de brincadeiras e momentos felizes e alegres perto da família.
O último dia de atividade promoveu um encontro momento intergeracional, onde foi iniciado a construção da colcha com os retalhos trazidos pelos idosos e realizado um momento com os alunos do 3º ano do Sesc Escola.
O momento foi de grande importância para ampliar o convívio e a socialização entre gerações.
A experiência foi enriquecedora, pois proporcionou o “aprender com”, onde histórias podem ser passadas de geração em geração e proporcionar bons momentos tantos aos idosos quanto às crianças.
Maria Nadir, participante do Conecta 60+ relata:
“Lembro da minha avó, ela era linda! E era parteira, então, ela passava meses fora de casa, ajudando outras mulheres a terem seus filhos.”.
No final da atividade, as idosas decidiram que a colcha não está concluída, podendo sempre ser ampliada e costurada, cada vez que momento assim são realizados, momentos que agora se tornarão lembranças e, após isso, saudades, conforme explicita o livro.
0 Comentários