Contribuir com o desenvolvimento social de comunidades catarinenses, gerar a inclusão social, o exercício da cidadania, a socialização e integração de diferentes pessoas e, sobretudo, mobilizar uma rede de parcerias e voluntários para o desenvolvimento das ações de forma participativa são os objetivos do projeto Sesc Comunidade desenvolvido pelo Sesc Santa Catarina, em sete cidades catarinenses.
O projeto que esteve parado de março 2020 a março de 2021, em função da pandemia, retorna suas atividades nas cidades de São José, Palhoça, Penha, Joinville e Irani de forma gradativa, com turmas reduzidas, e seguindo todos os protocolos exigidos de prevenção à Covid-19 e aos decretos estaduais e municipais.
Nas quadras poliesportivas instaladas nas cidades acontece uma variada programação gratuita durante o ano todo, abrangendo atividades esportivas, recreativas, culturais e socioeducativas, para todas as idades. As inscrições para as atividades estão abertas e podem ser realizadas presencialmente, com agendamento prévio, nas Unidades do Sesc Comunidade.
Foto: Sesc Comunidade Palhoça.
As crianças e jovens até 17 anos precisam estar acompanhadas de um responsável legal para realizar a inscrição nas atividades, e também, é necessário apresentar uma declaração de matrícula na rede de ensino.
O projeto Sesc Comunidade atua de forma integrada com parceiros de instituições privadas, públicas municipais e estaduais e organizações sociais com foco no desenvolvimento social, através da melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.
Em Palhoça, a programação vem sendo ofertada de segunda a sexta-feira, com as seguintes modalidades: Voleibol, Futsal, Ginástica, Ritmos, Zumba, Taekwondo, Karatê, Programa Campeões da Vida – IGK (Tênis, Esportes Complementares e Violão).
Em Irani, também ocorrem de segunda a sexta-feira, com as atividades: Ginástica Mix, Ginástica Master, Programa de Redução de Peso, Violino, Canto e Dança.
No projeto em Penha, temos: Futsal, Judô, Tênis de Mesa, Xadrez e Funcional Kids, com horários de segunda a sexta-feira.
Em São José, começamos com: Taekwondo, Karatê e Voleibol, todas com professores voluntários, e o horário de atendimento de segunda a sexta-feira.
Em Joinville, tem: Capoeira, Ginástica Funcional, Dança Flash Back, Tênis de Mesa, Violão e alfabetização para adultos.
A atividade no Sesc Comunidade é desenvolvida de diversas formas, seja por desenhos, músicas, literatura e arte. Promove no indivíduo a socialização, contribui para o senso crítico do aluno e aguça a curiosidade para o conhecimento. Diante disso cabe ao alfabetizador o desafio de incorporar novas técnicas de abordagens pedagógicas, mas sem se esquecer da realidade social de seus alunos, fazendo um trabalho lúdico e criativo, visando o interesse do aluno pela escrita e principalmente pela leitura.
“Este trabalho voluntário tem o propósito de levar ao sujeito a oportunidade do conhecimento e da recolocação social no meio em que vive, abrindo um mundo novo diante de seus olhos. Sou voluntária deste projeto e acompanho a evolução social dos meus alunos, a cada aula é uma descoberta. Algumas das práticas que funcionam são os jogos e brincadeiras, e desta forma, promove a transformação na vida dessas pessoas, trazendo o conhecimento e o interesse pela leitura. Pessoalmente, tenho muito a oferecer para esta integração social e esta oportunidade de levar o conhecimento para as pessoas é gratificante. A recolocação social é de uma grandiosidade, pois devolve a dignidade do ser humano retira ele da escuridão social, dando a oportunidade de fazer a vida diferente, e você fazer parte desta evolução é grandioso. O que é tirar um pouco do seu tempo para devolver a luz social para alguém?”, questiona a voluntária Andrea Marques Ribeiro Forster, da alfabetização para adultos do Sesc Comunidade Joinville.
“O trabalho voluntário é de grande importância para o projeto Sesc Comunidade e para as pessoas que são atendidas. Eles podem participar do projeto de diversas formas, de acordo com suas habilidades e da boa vontade em contribuir com o desenvolvimento comunitário local, atuando como professores (dança, esportes de quadra, artes marciais), monitores para apoio em eventos, oficineiros para atividades socioeducativas, palestrante em temas de prevenção e orientação em saúde, animador em gincanas, e até para apoio em pequenas manutenções e melhorias no espaço das quadras”, destaca Cristiani Jacobus, analista de programação social do Departamento Regional do Sesc-SC. Todas as atividades do projeto Sesc Comunidade são gratuitas e com vagas limitadas. As atividades nas cidades de Forquilhinha e Biguaçu ainda não retornaram.
0 Comentários