Atividades no Sesc Chapecó marcam a Semana da Longevidade
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Sesc Chapecó promoveu a Semana da Longevidade, um evento voltado ao público 60+ que buscou incentivar a autonomia e a qualidade de vida das pessoas idosas, oferecendo momentos de conexão e reflexão. A programação incluiu a “ExpoFeira60+” e a exibição de curtas-metragens, atividades que destacaram a importância dos trabalhos manuais, das memórias e dos novos desafios que o envelhecimento enfrenta com o avanço da tecnologia e o êxodo rural.
A ExpoFeira60+ aconteceu no dia 30 de outubro, reunindo trabalhos manuais como artesanato e produção de alimentos, feitos pelos participantes do Trabalho Social com Grupos e do programa Mesa Brasil. A feira exibiu produções repletas de talento e criatividade, demonstrando o impacto positivo dessas atividades na vida dos participantes, promovendo uma longevidade com mais autonomia.
Além da feira, foram exibidos dois curtas-metragens voltados ao público idoso, abordando o impacto da tecnologia e as lembranças do êxodo rural. A exibição dos filmes “Escrevendo a Vida” e “O Que Fica” gerou debates e reflexões, criando uma conexão entre o passado e o presente dos espectadores.
A Semana da Longevidade também teve como objetivo criar um espaço para que os idosos dialogassem sobre temas relevantes, conectando-se tanto com suas memórias quanto com os desafios do mundo atual.
Trabalho Social com Pessoas Idosas
O Sesc é pioneiro no Brasil em realizar o Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), um reconhecimento conferido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que destaca a atuação da instituição em promover a autonomia, integração e participação das pessoas idosas na sociedade, elevando sua autoestima e resgatando seu valor social. O TSPI iniciou-se nacionalmente em 1960, pelo Sesc São Paulo, e em 1977 teve início em Santa Catarina, pela unidade Sesc Estreito, em Florianópolis.
O TSPI tem como principal objetivo promover o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais:
- Relações intergeracionais;
- Gerontologia como tema transversal;
- Protagonismo da pessoa idosa;
- Envelhecimento ativo.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários