Os participantes do projeto Conecta 60+ do Sesc Blumenau escolheram “Bem-estar e saúde integrativa” como tema de trabalho dos seus encontros esse ano.
Desta forma a Unidade realiza uma série de programações relacionadas à prevenção, à saúde integral e a importância do autocuidado para a longevidade. A abordagem dos conteúdos, assim como a vivência estão baseadas na Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS).
O que são Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS)?
São tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão, legitimadas pelo Ministério da Saúde. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
O que aconteceu no primeiro encontro?
O primeiro encontro, realizado no dia 10 de março, teve como temática central a aromaterapia e o uso dos óleos essenciais para o dia a dia e foi mediado pela aromaterapeuta, Rafaela Vieira da Sal da Terra Aromaterapia e Kátia Verginia Warmling, professora de Yoga e terapeuta ayurveda do Gardharva Yoga de Blumenau.
Óleos essenciais mais usados
Os participantes puderam conhecer sobre as propriedades dos óleos essenciais mais usados como a Lavanda, Peppermint, Copaíba, Alecrim, Laranja Doce, Melaleuca e Eucalipto. Os idosos também foram orientados sobre a sua aplicação e o uso seguro visando o autocuidado.
O que é saúde integrativa?
A saúde integrativa é uma abordagem holística e multidimensional, ou seja, considera a pessoa como um todo e suas diversas dimensões como a física, biológica, emocional, espiritual e social. No Sesc Blumenau, estão previstas cinco oficinas temáticas envolvendo as PICS com enfoque para o autocuidado.
Neste ano, o projeto Conecta 60+ envolve os seguintes eixos temáticos: Viajantes 60+; Histórias e Causos de Santa Catarina; Ações intergeracionais; e Bem-estar e saúde integrativa.
Colaboração: Talita Cristiane Sutter, técnica de Trabalho Social com Idosos e Saúde do Sesc Blumenau.
Trabalho Social com Idosos do Sesc
Pioneiro no Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc atua fortemente em prol do protagonismo e empoderamento dos 60+, com atividades que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento. Há mais de 50 anos o Sesc promove ações que buscam socializá-los, trabalhando numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos direitos da pessoa idosa, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável..
TSI é uma ação do Sesc que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do TSI são os números três (Saúde e bem-estar) e dez (Redução das Desigualdades).
0 Comentários