Os participantes do projeto Idoso Empreendedor do Sesc Blumenau criaram apresentações em PowerPoint, no dia 18 de setembro, e compartilharam suas preferências em diversas áreas culturais, como: música, teatro, cinema, leitura, entre outros. Eles puderam citar exemplos significativos dessas vivências em suas vidas. Alguns lembraram de peças de teatro, filmes e shows que foram inesquecíveis, outros compartilharam a história do livro que estão lendo atualmente.
Nas apresentações, os idosos também explicaram os meios tecnológicos que utilizam para saber dos eventos culturais de Blumenau e de outras cidades. Muitos enfatizaram que recebem por e-mail várias programações do Sesc, principalmente da área do turismo, setor que denominaram como imprescindível para a vivência de culturas distintas. Ao final, realizaram uma discussão sobre a importância da cultura em nossas vidas, como promotora de aprendizados necessários para a construção do ser humano.
Armin Rutzen
Fui ao teatro de Manaus, um dos melhores do Brasil, assisti a orquestra da Polícia militar, é espetacular!Jussara T. Schneider
O importante na hora de ir viajar é conhecer os hábitos das pessoas no dia a dia, a comida que consomem, como realmente vivem, e não só pensar em compras.Sobre o projeto Idoso Empreendedor!
O Idoso Empreendedor tem como objetivo promover no público idoso uma atitude empreendedora, estimulando o protagonismo e a autonomia por meio da inclusão digital pelo computador ou smartphone. É destinado a pessoas acima de 55 anos, sem limite de idade.
São dois módulos com duração de pelo menos 1 ano cada:
Módulo 1: por meio de tecnologias de computadores ou smartphones, os participantes desenvolverão um produto final voltado para ações empreendedoras, multiplicando suas vivências e aprendizados para a comunidade local.
Módulo 2: este módulo tem como foco a busca de novas oportunidades para os participantes, podendo se dar em uma das duas vertentes: geração de renda (busca de emprego ou empreendedorismo de negócios) e empreendedorismo social (participantes são estimulados a desenvolver um projeto social para a comunidade). Todas as atividades, permanecem mediadas pela inclusão digital via computador e smartphone.
Acontecem, também, oficinas temáticas curtas, sobre temas específicos e de acordo com a demanda de cada unidade como: Redes Sociais, Uber, Airbnb, Fotografia, Turismo, dentre outros.
O projeto é oferecido em 27 Unidades do Sesc em Santa Catarina.
Saiba mais: https://sesc-sc.com.br/site/servicos/idoso-empreendedor.
Contribuição: Talita Cristiane Sutter, técnica da área de Grupos e Etienne Alessandra Hafemann, instrutora do projeto Idoso Empreendedor.
Wilson Fendrich
Um filme Brasileiro lindo foi o estrelado pela atriz brasileira Fernanda Montenegro, ‘Central do Brasil’, que versava sobre um menino do Nordeste que era analfabeto e ela escrevia cartas para os parentes dele.