Semana da Felicidade anima grupos do Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc

Unidades Sesc de todo o estado realizaram programação especial para celebrar o “Dia Internacional da Felicidade”


03/04/2024 - Atualizado em 03/05/2024 - 964 visualizações

Felicidade e envelhecimento saudável

Unidades Sesc de todo o estado realizaram programação especial para celebrar o “Dia Internacional da Felicidade”, as atividades foram voltadas para o público 60+, aconteceram de 18 a 22 de março, com entrada gratuita. O tema abordando foi: “Felicidade e conexões sociais”. 

O Dia Internacional da Felicidade é celebrado há dez anos no dia 20 de março, e tem o objetivo de promover a felicidade e a alegria entre os povos do mundo, e fazer com que as pessoas percebam a importância da felicidade em suas vidas. É por isso que, em 2013, a ONU criou a data como uma forma de reconhecer a relevância da felicidade e do bem-estar como um objetivo humano fundamental.   

Sesc Jaraguá do Sul.

A programação foi conduzida pela equipe do Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), que desenvolveu atividades nos grupos do Conecta 60+, Viva Digital 50+, Dança Circular e Mente Ativa e, também, realizou eventos abertos à comunidade, trazendo muitas ações que proporcionaram momentos felizes, conexões, e reflexões aos participantes.   

Foram realizadas palestras, dinâmicas em grupo, rodas de conversa, oficinas, atividades físicas, atrações musicais e teatrais, palhaçaria, contação de histórias e exibição do curta metragem “Transversal do Tempo” (do cineasta Sergio Roizeblit, com apoio da Ativen e Dr. Egidio Dórea), que trouxe muita inspiração e emoção para o público. 

Ao todo, participaram das atividades de 2.140 pessoas, nas Unidades de: Concórdia, Araranguá, Ingleses, Joinville, Itajaí, Prainha, Criciúma, Laguna, Joaçaba, Tubarão, Lages, Chapecó, Balneário Camboriú, Mafra, Canoinhas, Tijucas, Jaraguá do Sul, Xanxerê, São João Batista, São Bento do Sul, Brusque, Curitibanos, São Joaquim, Blumenau, São Miguel do Oeste, Caçador, Estreito, Palhoça e Rio do Sul. 

Sesc Lages

Uma das participantes de Lages, Marilina Borges Motter, cliente do Mente Ativa, se inspirou com a data e escreveu um poema:   

“Como é bom ver as crianças no seu mundo de magia;   
 Vamos nós, com entusiasmo, demonstrar nossa alegria,  
 igual a uma vela acesa que o vento beija e balança;  
 Ao tempo que vai passando, não contemos pela idade,   

 vamos seguir caminhando em busca da FELICIDADE,  
 e quando existirem amigos, haverá sempre uma canção,   
 ao grupo Mente Ativa nossa eterna gratidão”.  

Sesc Chapecó

Em Chapecó, a unidade realizou uma ação integrada com a programação do projeto Boca no Mundo, com a união de forças e de vontade de fazer a população sorrir, o projeto foi pensado de forma muito carinhosa.

A estreia nos palcos do Palhaço Mirtilo foi o “abre-alas” do Dia Internacional da Felicidade na unidade, com a peça: “A felicidade começa com um sorriso”.

O número de palhaçaria fomentou os motivos para sorrir, fomentar a gargalhada e praticar a “terapia do riso” que se demonstrou ser contagiante.

E, para fechar o evento, tiveram a presença do Cão Terapêutico, Lycan, junto ao seu tutor, o Cabo Miotto do Corpo de Bombeiros de Xanxerê deixou todos emocionados e admirados com sua inteligência ao fazer seus truques e pelo carinho que deixava pelo percurso que fazia.    

“Vimos o nosso Cineteatro lotado! Ver tanta gente feliz, rindo, conversando e agradecendo é o que nos motiva a sempre continuar e poder proporcionar momentos inesquecíveis para cada pessoa que pisa no Sesc!”, relata a responsável Técnica TSG, Eduarda Rebelato de Almeida. 

Sesc Prainha

No Sesc Prainha, dentre várias ações, foi feita uma atividade com os grupos do programa Viva Digital 50+, tendo como resultado uma nuvem de palavras sobre a Semana da Felicidade. 

Confira os depoimentos de quem participou do evento

“Estar no Sesc me proporcionou momentos de muitos risos, alegria, conhecimento e a oportunidade de estar com pessoas maravilhosas! Gratidão à equipe do Sesc, pelo carinho e dedicação, na promoção de eventos para o desenvolvimento humano.”, declara a Rede Feminina de Chapecó. 

“Eu amei o teatro da felicidade! Foi muito bom, se tivesse mais uma hora de espetáculo, ficaríamos pra ver. Quando o tema é bom, a gente gosta e não cansa.

Vimos um curta-metragem muito interessante, espero que repitam a exibição para que mais pessoas possam ver.

Meus parabéns a toda equipe do Sesc, que continue sempre assim, todos os programas de vocês são ótimos, mas esse da felicidade superou, amamos a surpresa do cachorro terapêutico, Lycan e a apresentação do palhaço. Parabéns a todos!” Leonilda Saquetti Chitolina, participante de várias atividades do Sesc Chapecó.  

Sesc Chapecó.

Sesc Araranguá.

"O encontro de hoje, me fez pensar que o nosso destino depende de nós, das nossas escolhas e pensamentos ao longo da vida.

Emocionei-me ao assistir um vídeo de pessoas com mais de 100 anos de idade, revelando com muito orgulho e alegrias os seus sonhos e os caminhos para superar as dificuldades. Percebi que “nunca” é tarde para recomeçar.

A prática da Yoga do Riso, me ajudou a perceber o quanto somos os responsáveis pela nossa saúde física e mental. Ser feliz é uma escolha.

O segredo está na gratidão e no sorriso. Parabéns pela organização e obrigada por poder participar deste Encontro da Felicidade 2024.", Celina Munhoz Vieira- Participante do Conecta60+/Cantoria, Mente Ativa e Dança Circular, no Sesc Araranguá.

"A tarde do dia 20 de março foi maravilhosa, a palestra foi muito boa, o tema da palestra foi excelente o palestrante conduziu com muita clareza e leveza um tema tão importante como a felicidade!

O café oferecido excelente. Espero que possamos ter outros momentos bons como este. 

Parabéns para os organizadores.", Santina Gomes Duminelli, participante do Conecta 60+, na Unidade Criciúma.   

Sesc Criciúma.

Sesc Joinville.

"No dia 19 de março, nós tivemos no Sesc de Joinville um encontro comemorando o Dia Internacional da Felicidade. Lá, nós encontramos acolhimento, palestra, risos.

Teve um palhaço que nos fez rir, e uma equipe aplicando testes de visão, audição, e explicações de como viver bem e com saúde, muito esclarecedor.

Foi servido lanche e, o mais importante de tudo, a confraternização!

Felicidade é um conjunto de boas coisas, incluindo saúde, alegria, carinho e amizade. Para o idoso é fundamental não se sentir só.

O que mais o idoso precisa é alguém para lhe ouvir, ter atenção e ter cuidado. Sentir que ainda é importante, depois de uma vida de grande dedicação para a família, e para trabalho.


O Sesc de Joinville nos acolhe com muito carinho e atenção. Sinto-me grata em estar no Sesc Joinville com meus amigos.", Nadjara dos Santos Rodrigues, participante do Conecta 60+  do Sesc Joinville.

Galeria de imagens

Galeria GRADE - Incluir Imagens

Sesc Araranguá

Sesc Araranguá

Sesc Araranguá

Sesc Araranguá

Sesc Xanxerê

Sesc Tijucas

Sesc Tijucas

Sesc São Miguel do Oeste

Sesc São João Batista

Sesc São Bento do Sul

Sesc São Bento do Su1

Sesc Prainha

Trabalho Social com Pessoas Idosas

O Sesc Santa Catarina acredita na promoção do envelhecimento com oportunidades de protagonismo, numa sociedade em que as pessoas idosas sejam respeitadas e valorizadas por suas potencialidades. A Instituição é pioneira no Trabalho Social com Pessoas Idosas (TSPI), promovendo ações que buscam socializar o público 60+, numa perspectiva de intergeracionalidade, de educação ao longo da vida e na garantia dos seus direitos.   

Com o TSPI, o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social.    Nacionalmente, o TSPI iniciou 1960 no Sesc São Paulo.

Em 1977 iniciamos as atividades em Santa Catarina, pela Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis. O objetivo principal é oferecer atividades que promovam o envelhecimento ativo em todas as suas dimensões, seguindo quatro diretrizes nacionais: Relações Intergeracionais; Gerontologia como tema transversal; Protagonismo da pessoa idosa; e Envelhecimento ativo.   

“Estamos na década do envelhecimento saudável, uma iniciativa global, que reúne os esforços governamentais, de instituições privadas e de toda a sociedade para melhorar a vida das pessoas idosas. E estamos juntos nessa”, reforça a diretora. “O Sesc está ao seu lado e da sua família, para que todos possam ter vidas longas e saudáveis, e fazer as coisas que valorizam pelo maior tempo possível”, reforça a Diretora Regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.   

No Estado as principais programações são: Viva Digital 50+, Conecta 60+, Mente Ativa, e Dança Circular entre outros grupos de interesse, que visam proporcionar espaços de integração, reflexão sobre envelhecimento, socialização e empoderamento. 


Sobre o Sesc-SC 

O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".

Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.

Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .