O dia 18 de junho é instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia da Gastronomia Sustentável.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a gastronomia sustentável é a cozinha que leva em consideração a origem dos ingredientes, como os alimentos são cultivados e como chegam aos mercados e aos pratos.Assim, a data procura reconhecer a gastronomia como uma expressão cultural relacionada à diversidade natural e cultural do mundo.
Para a ONU, com a pandemia ainda em curso, a celebração de ingredientes e produtores sazonais, preservando a vida rural e tradições culinárias, é mais relevante do que nunca. A FAO faz algumas recomendações para que todos possam contribuir com a alimentação sustentável: apoiar produtores locais, experimentar comidas típicas de cada região, manter tradições culinárias e evitar o desperdício estão na lista. Clique aqui e confira.
Em consonância com a data, o programa Mesa Brasil Sesc desenvolveu ações especiais nas cinco sedes no Estado, reunindo 95 organizações sociais e parceiros para promover a cultura do aproveitamento integral dos alimentos e incentivar a criatividade nas cozinhas! Foram compartilhados conhecimentos sobre saúde, sustentabilidade e cidadania.
Chapecó
A ação na cidade foi realizada na Pastoral do Imigrante com um grupo de haitianos, que recebe aulas de Língua Portuguesa na instituição, atividade na qual o grupo desenvolveu uma pesquisa sobre alimentos e valores culturais, com o objetivo de incentivar a fluência verbal de palavras e expressões relacionadas ao tema.
A oficina de aproveitamento integral dos alimentos realizada pela nutricionista Paula Schleguel, do Mesa Brasil Sesc Chapecó, em parceria com a professora de Língua Portuguesa da Pastoral do Imigrante, Neuzi da Silva.
A programação proporcionou o compartilhamento de saberes e sabores, expressando a diversidade cultural e natureza acolhedora da região. Foram desenvolvidas as receitas de sanduíche de forno com pão amanhecido, suco de banana e bolo de casca de banana.
Lages
A chef de cozinha, Tyelle Wiggers, do Senac, desenvolveu um workshop sobre aproveitamento integral dos alimentos na Cozinha Dona Helena (espaço Angeloni) para 12 Organizações Sociais cadastradas no programa na região. Foram produzidas: coxinha de feijão com recheio de folhas e talos; tortilha de cascas de batatas e cebola com chimia de nata; quiche de farelo de aveia com recheio de talos e folhas, bolo de frutas e cenoura com especiarias.
Grande Florianópolis, Blumenau e Joinville
A professora do curso de panificação do Senac Florianópolis, Aline Lopes, realizou um workshop virtual de pizzas com aproveitamento integral dos alimentos.
A profissional compartilhou técnicas para utilização da casca da banana na produção das massas de pizza, e produção de recheios com talos de legumes e banana. A ação foi acompanhada por 114 pessoas em 81 Organizações Sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc São José, Blumenau e Joinville.
Parceria com a Global Foodbankig Network e Kelloggs
Por meio de uma parceria com a GFN e a Kelloggs, o programa Mesa Brasil Sesc desenvolve o “Programa de Promoção da Saúde na Infância” no CEI Anjo da Guarda, na comunidade do Pedregal em São José. O projeto contempla a complementação das refeições e lanches servidos aos escolares e a realização de ações de educação alimentar e nutricional com a comunidade escolar.
Em alusão ao mês da sustentabilidade, ao Dia da Gastronomia Sustentável e ao "Dez Passos da Alimentação Adequada e Saudável", o Mesa Brasil Sesc realizou com os escolares o plantio de mudas frutíferas, folhosos e temperos para cultivo e consumo.
+ Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.
Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
0 Comentários