O Sesc Santa Catarina, em conjunto com importantes parcerias locais, realizou na terça-feira (19/03) o lançamento estadual do projeto “Brique do Sesc”, em comemoração ao dia Nacional do Artesão. O evento ocorreu em onze cidades catarinenses: Araranguá, Blumenau, Brusque, Canoinhas, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São Miguel do Oeste e Tubarão, com a participação de 262 artesãos e pequenos produtores locais.
A ação teve como objetivo valorizar e promover a profissão de Artesão, regulamentada pela Lei n.º 13.180, de 22 de outubro de 2015, que estabelece diretrizes para as políticas públicas de fomento à profissão, institui a carteira profissional para a categoria e autoriza o poder Executivo a dar apoio profissional aos artesãos.
Na programação do evento foram realizadas palestras, rodas de conversa, apresentação de cases, relatos de experiências, nas quais, os participantes puderam compartilhar experiências, conhecer sobre as tendências deste setor e se inspirarem para fortalecer ainda mais seus trabalhos. Destacando a importância do artesanato para a economia, resgate da identidade cultural e desenvolvimento local.
Confira abaixo alguns depoimentos dos participantes:
Janaína Santos, São Miguel do Oeste
Em nome dos expositores agradecemos muito ao Sesc São Miguel do Oeste por esta oportunidade que nos proporciona todos os anos, que para nós pequenos empreendedores, é uma grande oportunidade de expormos nossos produtos.Simone dos Santos, São Miguel do Oeste
O Brique do Sesc tem sido uma experiência maravilhosa, pois a partir das capacitações pude crescer no meu trabalho, conquistar mais clientes e fazer amizades. Que o Sesc continue nos acolhendo sempre com esse carinho e atenção.Alessandra A. F. da Silva, Itajaí
O Sesc está de parabéns pelo amparo que dá aos artesãos. Através da equipe do Sesc Itajaí, no nosso primeiro encontro, fomos mais uma vez surpreendidos por uma equipe motivada e com ótimas ideias para nosso crescimento profissional, pois além de acolher com o espaço para exposição dos nossos produtos, estão nos oferecendo oficinas e palestras nos ajudando a fortalecer e melhorar nosso campo profissional. Parabéns a toda equipe Sesc pelo empenho e acolhimento!Gilmar Luiz Espanhol, Lages
Um evento muito importante para as artesãs e artesãos de Lages. A valorização da arte dos Lageanos resgata a nossa cultura e nosso modo de vida. O apoio do Sesc vem de forma a valorizar e contribuir para a manutenção das portas de trabalho e geração de renda para estas famílias. Momento de troca de experiências de saberes e sabores de nossa terra, agregando valores na nossa vida de artesão e cidadãos serranos.Andréia dos Santos, Joinville
Estar no Projeto Brique do Sesc me deu a oportunidade de ampliar meus conhecimentos e me abriu um leque de várias oportunidade que antes eu não tinha. Obrigado ao Sesc Joinville pela oportunidade.“Brique do Sesc”
O projeto “Brique do Sesc” reúne expositores, artesãos e agricultores locais, que produzem em pequena escala, dá a oportunidade para que apresentem e comercializem seus produtos e promove encontros de aprimoramento profissional com temáticas variadas, promovendo espaços de trocas, aprendizado e cooperação entre os participantes. Ainda, será um local de convivência e aprendizagem para as famílias e apreciadores na visitação das feiras, e por meio da participação nas programações oferecidas gratuitamente aos visitantes.
Os eventos ocorrem de março a dezembro, são organizados em formato de feiras, composta pelo grupo de expositores do projeto, e oferece também programação gratuita para toda a família, como: oficinas criativas, atividades lúdicas e recreativas, apresentações artísticas, espaços de leitura e contação de histórias, entre outras.
Para fazer parte do grupo Brique do Sesc em 2019, os produtores e artesãos podem procurar as Unidades do Sesc que realizam o projeto: Blumenau, Itajaí, Tubarão, Brusque, Joinville, Jaraguá do Sul, Araranguá, Criciúma, Lages, São Miguel do Oeste e Canoinhas, para verificar as vagas disponíveis, os critérios e o procedimento de inscrição.
Colaboração: Cristiani Jacobus Vieira, Departamento Regional do Sesc.
Sandra Regina Lemos Ávila, de Criciúma
O evento foi bastante produtivo. A palestra foi bem esclarecedora, o tema é fascinante. Economia Solidária é um tema atual e muito importante para futura geração. Espero que venham mais palestrantes assim.