Você sabe o que é trabalho voluntário?
Segundo definição das Nações Unidas, "voluntário é a pessoa que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos”. Doar o tempo, trabalho e talento a favor de uma boa causa e de coração, sem ganhos financeiros, é uma boa forma de definir o que é essa ação tão importante, que possui interesses sociais e comunitários, melhorando a qualidade de vida do ambiente onde se vive.
O voluntariado é uma prática positiva não apenas para quem recebe a ajuda, mas também para o próprio voluntário: “o voluntariado permite que pessoas e comunidades participem em seu próprio crescimento. Desta forma, os cidadãos constroem sua resiliência, aumentam sua base de conhecimento e ganham senso de responsabilidade pela sua comunidade. (UNV – ONU Voluntários)
Para reconhecer essas pessoas e valorizar ainda mais o trabalho voluntário, o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado, por meio da Lei 7.352/85. E nós, do Sesc Santa Catarina, aproveitamos essa data para parabenizar todas as pessoas que se dedicam a esta causa e agradecer aos voluntários que se unem aos nossos projetos de Assistência, que se identificam com as ações sociais e segurança alimentar e nutricional; promovidas, contribuindo para a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Vemos o voluntariado crescer a cada dia, mesmo com as limitações ainda impostas pela pandemia, quem quer fazer o bem encontra uma forma de fazer!
Arte de doar
Neste ano o Sesc contou com 140 voluntários que tricotaram 4.226 peças de lã com o projeto “Arte de Doar”, que tem o objetivo de mobilizar doadores de materiais e voluntários para a produção e distribuição de peças de lã, como toucas, meias e cachecóis, em prol de instituições sociais e comunidades. As peças produzidas são entregues nas instituições e comunidade identificadas pelo Sesc e parceiros da ação. O projeto encerra no dia 31 de agosto.
Sesc Comunidade
Contribuir com o desenvolvimento social de comunidades catarinenses, gerar a inclusão social, o exercício da cidadania, a socialização e integração de diferentes pessoas e, sobretudo, mobilizar uma rede de parcerias e voluntários para o desenvolvimento das ações de forma participativa são os objetivos do projeto Sesc Comunidade desenvolvido pelo Sesc Santa Catarina, em sete cidades catarinenses.
Os voluntários podem participar do projeto de diversas formas, de acordo com suas habilidades e da boa vontade em contribuir com o desenvolvimento comunitário local, atuando como professores de dança, de esportes de quadra, de artes marciais, entre outros, ou então como monitores para apoio em eventos, oficineiros de atividades socioeducativas, palestrantes em temas de prevenção e orientação em saúde, animador em gincanas, e até para apoio em pequenas manutenções e melhorias no espaço das quadras. Atualmente, contamos com a participação de dez voluntários no projeto.
Mesa Brasil Sesc
Destacamos ainda o voluntariado no rede de solidariedade formada pelo Mesa Brasil Sesc que encontra continuidade nas mais de 500 instituições sociais em 60 municípios do Estado, onde mais pessoas dão capilaridade às ações que geram transformação social na vida de milhares de catarinenses assistidos. A pandemia trouxe muitos desafios ao voluntariado, pela necessidade de afastamento, interrupção ou adaptação das atividades presenciais, ao mesmo tempo em que vimos aumentar substancialmente a demanda por mãos solidárias em toda sociedade, especialmente nas camadas mais vulneráveis. Atualmente 337 voluntários participam do projeto.
Confira o vídeo de agradecimento da assistente social do Mesa Brasil Sesc Chapecó, Mirian Menegatti, a todos os voluntários do Sesc.
Saiba mais:
O voluntariado é regulamentado pela Lei 9.608/1998, que definiu o trabalho voluntário como “atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa” e o dia 28 de agosto foi instituído como o Dia Nacional do Voluntariado, por meio da Lei 7.352/85. A partir desta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram anualmente. A Assembleia das Nações Unidas define os termos “voluntariado”, “serviços voluntários” e “atividades voluntárias” como “uma ampla gama de atividades realizadas voluntariamente em benefício da sociedade em seu conjunto e sem que a retribuição econômica seja o principal fator de motivação”. (ONU, 2015)
Colaboração: Letícia Zago, nutricionista do Mesa Brasil Sesc; Cristiani Jacobus, analista de programação social do Departamento Regional do Sesc; e Mirian Menegatti, assistente social do Mesa Brasil Sesc Chapecó.
0 Comentários