O Dia Mundial sem Tabaco, uma campanha mundial marcada todos os anos para 31 de maio, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro para a saúde e lembrar o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.
Neste sentido, o Sesc Joinville realizou a ação "Diga SIM à Saúde e NÃO ao Tabagismo", entre os dias 25 e 31 de maio. As atividades foram desenvolvidas pela área de Educação em Saúde com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Unidade e de parceiros locais: Universidade Católica e Ótica São José, dedicadas aos comerciários, público em geral e colaboradores, contou com a participação 72 pessoas nas ações presenciais.
Foram realizadas exposições mediadas sobre o combate ao tabagismo e sobre alimentação saudável para prevenção das doenças causadas pelo tabagismo, testes de acuidades visuais, aferição de pressão arterial. As ações contaram com ampla divulgação local de combate ao tabagismo feita através das mídias sociais.
Sobre o tabagismo
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Acabar com vício do tabaco pode ser um desafio, especialmente com o estresse social e econômico adicional advindo da pandemia, no entanto, sobram os motivos para parar de fumar.
Os benefícios à saúde são quase imediatos, e podem manifestar-se no corpo humano das seguintes maneiras:
O ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a nicotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o tabagismo deve ser considerado uma pandemia, ou seja, uma epidemia generalizada, e como tal precisa ser combatido.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substancias tóxicas diferentes, tais as substâncias atuam em diversos sistemas orgânicos do corpo podendo ocasionar diversos tipos de cânceres:
Sendo usado de diversas maneiras, o tabaco será inalado pelo cigarro, charuto, cigarro de palha. Aspirado pelo rapé e mascado pelo fumo-de-rolo. Em todas as situações ele será maléfico à saúde, causando cerca de 50 doenças diferentes, principalmente as doenças cardiovasculares, tais como: a hipertensão, o infarto, a angina, e o derrame.
É responsável por muitas mortes por desenvolver câncer de pulmão, de boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, rim e bexiga e pelas doenças respiratórias obstrutivas, tais como: bronquite crônica e o enfisema pulmonar. Além disso, o tabaco diminui as defesas do organismo e com isso o fumante tende a aumentar a incidência de adquirir doenças como a gripe e a tuberculose, também sendo causador de impotência sexual.
Pesquisas ainda revelam que a convivência com fumantes em ambientes fechados, estimula passivamente o uso desses substancias eliminadas pelo cigarro e é estimado como a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, só perdendo para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool.
Os não fumantes que respiram a fumaça do tabaco têm um risco maior de desenvolver doenças relacionadas ao tabagismo. Quanto maior o tempo em que o não fumante fica exposto à poluição tabagística ambiental, maior a chance de adoecer.
As crianças, por terem uma frequência respiratória mais elevada, são mais atingidas, sofrendo consequências drásticas na sua saúde, incluindo doenças como a bronquite, pneumonia, asma e infecções do ouvido médio.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo tem um percentual muito elevado de morte conforme mostra, abaixo:
Hoje existem no mercado diversos métodos para acabar com o vício do cigarro, conheça alguns:
Todos estes métodos devem ser receitados e terem acompanhamento médico.
Fontes:
- Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz
- Instituto Nacional de Câncer - Inca
O Dia Mundial sem Tabaco é uma ação do projeto Conexão Saúde do Sesc, que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. Neste caso é o número três (Saúde e bem-estar).
0 Comentários