
Programa de Promoção de Saúde na Infância (PPSI) no Sesc-SC
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) tem ganhado protagonismo nas escolas da rede Sesc de Ensino em Santa Catarina ao ser promovida como uma prática educativa permanente que ultrapassa o simples ato de comer. Por meio de atividades que consideram os alimentos, os modos de produção, a distribuição e até os contextos culturais e sociais que envolvem a alimentação, a EAN contribui para a formação de hábitos saudáveis e conscientes, respeitando as diversidades culturais, ambientais e econômicas.
Essas ações integram o Programa de Promoção de Saúde na Infância (PPSI), desenvolvido em todas as escolas do Sesc-SC ao longo do ano letivo. Junto às avaliações antropométricas, o programa reforça o compromisso da rede com a formação integral dos alunos, estimulando escolhas conscientes, sustentáveis e culturalmente respeitosas desde a infância.
Com foco na interdisciplinaridade e no protagonismo dos estudantes e suas famílias, a EAN se firma como uma importante ferramenta educativa, promovendo não apenas saúde, mas também cidadania e valorização da diversidade alimentar mundial.
Pequenos chefs dos doces palácios franceses
A culinária francesa, temática do mês de março, é conhecida por ser sofisticada e utilizar ingredientes frescos e de alta qualidade. Os pratos típicos franceses são preparados com técnicas cuidadosas e complexas, e valorizam a harmonia de sabores. Para os franceses, comer deve ser um prazer! Essa paixão pela comida produziu grandes chefs, tão respeitados na França como intelectuais e artistas.
Entre os Chefs franceses mais famosos, há muitos personagens extraordinários como Marie-Antonie Carêmere, nascido em Paris no fim do século XVIII, que costumava fazer bolos em formatos de casas e edifícios famosos.
Mas a culinária francesa é reconhecida mundialmente não apenas por sua excelência gastronômica, mas também pelo prazer dos compartilhamentos à mesa e por sua etiqueta refinada. Oferecer e compartilhar momentos com outras pessoas à mesa, é parte essencial da experiência de uma boa refeição francesa. Bons hábitos cultivados pelos franceses incluem:
A cultura alimentar de bons momentos à mesa com outras pessoas, também é visto no prazer de compartilhar com os outros os alimentos que mais gostamos. Que tal apresentarmos aos amigos e compartilharmos à mesa as frutas ou vegetais que mais gostamos?
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários