Cerca de 100 pessoas 60+ que, ao longo do ano, realizam diversas atividades nas Unidades do Sesc em Florianópolis, Palhoça, Brusque, Tijucas, Itajaí e São João Batista participaram do Encontro 60+ na Pousada Rural Sesc Lages, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2022.
"Quando a velhice chegar, aceita-a, ama-a. Ela é abundante em prazeres se souberes amá-la. Os anos que vão gradualmente declinando estão entre os mais doces da vida de um homem. Mesmo quando tenhas alcançado o limite extremo dos anos, estes ainda reservam prazeres" (Sêneca)
A frase atribuída ao pensador romano Sêneca, traduz um pouco da filosofia dessa turma cheia de vitalidade, alegria e vontade de aprender coisas novas, de se relacionar e, por que não, de se divertir. Eles já fizeram muito pela família, pelo trabalho e agora, aproveitam o tempo livre para cuidar de si mesmos, alguns, pela primeira vez na vida.
Inspirado nos clássicos do cinema, o evento: “Tapete vermelho para os grandes reencontros”, recepcionou os participantes em grande estilo, com café de boas vindas na companhia de "A Bela e a Fera". Nada mais justo que estender o tapete para eles, afinal, foram quase dois anos sem se encontrar por causa do distanciamento social imposto pela pandemia. A saudade de viver e compartilhar experiências comuns só não era maior do que a animação de todos para aproveitar cada segundo do que estava por vir...
Abertura em clima de cinema...
Foram três dias de uma intensa programação que começou de forma solene e acabou com muitas fotos e histórias para contar. Mais do que uma excursão turística, cada etapa do evento foi pensada para atender às necessidades, demandas e preferências do público 60+.
Após o jantar, os participantes foram conduzidos ao auditório pelo personagem Carlitos, de Charles Chaplin, interpretado pelo ator e professor de Teatro, Nelson Formiga, para a Noite de Abertura do Encontro. Mas as supresas não pararam por aí, a primeira atração da noite fez todo mundo levantar da cadeira e cair no bailão ao som do "Fábrica de Gaiteiros", coordenado pelo Sesc no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages.
Depois de dançarem e aplaudirem bastante, os representantes dos grupos puderam trazer um pouco de sua história e da expectativa para o evento. Zenon, de 71 anos, pertencia ao grupo batizado de "O Vento Levou", de São João Batista e Tijucas. Ela faz academia e bicicleta no Sesc. "Adoro, não perco um dia". Mariza Carvalho, de 64, falou em nome da turma dos Ingleses, em Florianópolis: "As bruxas da Ilha da Magia". Ela, que já faz canto e pilates, tem planos de aprender teclado ano que vem.
Ermita Cardoso, de Itajaí, era uma das mais animadas: faz dança circular, inglês, cantoria e Conecta 60+. Ao subir no palco para dar seu depoimento, falou da vontade de participar cada vez mais das atividades e do quanto isso faz bem.
É uma turma muito boa, é união, participação, alegria. Estamos na adolescência da terceira idade. Nós não precisamos ficar em casa, o Sesc oferece tanta coisa. Nós somos velhos-jovens, alegres e felizes. (Ermita Cardoso)
Aluna da turma de dança circular do Sesc Palhoça, Sandra foi convencida pelas amigas a sair de casa e se matricular no Sesc. O objetivo era deixar de lado o marasmo e o sedentarismo da aposentadoria e voltar a se movimentar e interagir.
"A gente se aposenta e pensa: acabou. O que eu vou fazer? Eu não sabia que tinha tantas atividades para pessoas da minha idade. É espetacular a gente estar aqui, é muito bom estar aqui. No Sesc a gente pode se desenvolver mais do que se a gente estacionar. Estou próxima de voltar a ser a Sandra que eu era", relata.
Moisés, do Sesc Prainha, também participa da cantoria. "é um grupo muito forte, abraçamos, sorrimos, choramos, espanta todos os males da vida. A gente olha no rosto de cada um que já criou os filhos, trabalhou, agora é a nossa vez", conclui.
Elizabeth Cruz, do Estreito e Maria Helena, de Brusque também subiram ao palco e receberam os aplausos pelos depoimentos.
O Diretor de Programação Social do Sesc, Eduardo Makovieck, deu as boas vindas em nome da instituição e falou sobre o Trabalho Social com Grupos.
Ele ressaltou a importância que o Sesc dá a pessoa idosa desde a década de 60, com foco na qualidade de vida e no protagonismo da pessoa idosa, reconhecido pela Organização das Nações Unidas. "Nosso objetivo é que todos possam aproveitar nossos serviços. Tudo o que a gente fez aqui foi para vocês", destacou.
Os líderes dos grupos de Florianópolis (Prainha, Estreito, Ingleses) Itajaí, Brusque, Palhoça, São João Batista e Tijucas agradeceram e ressaltaram o trabalho dos técnicos e gestores de suas Unidades, sobretudo, do Trabalho Social com Idosos, coordenado pela técnica Cristiani Jacobus no Departamento Regional do Sesc Santa Catarina (na foto à direita).
Fábrica de Gaiteiros
O público não conseguiu se conter na cadeira e transformou o auditório num bailão ao som de músicas tradicionais gauchescas tocadas pela primeira turma do projeto "Fábrica de Gaiteiros", do Centro Cultural Vidal Ramos. Em Lages, o Fábrica de Gaiteiros existe, desde 2016, em parceria com o Sesc.
O projeto recebe alunos com idade entre 7 e 16 anos. As aulas acontecem uma vez na semana, individualmente, no Centro Cultural Vidal Ramos. Não precisa ter gaita para participar.
"Carlitos" recebe público no auditório
O personagem Carlitos, do cineasta,"Charles Chaplin", interepretado pelo ator e professor de teatro de Lages, Nelson Formiga, recebeu e conduziu os participantes à solenidade da Noite de Abertura do Encontro 60+ no auditório da Pousada Rural Sesc Lages.
Histórias "Verídicas" dos contadores de causos
Os contadores de causos da história cabocla. Adilson Freitas (Grilo Seco) e Gilson Máximo (Testa de Lampião) do Matakiterani levaram o público às gargalhadas com as histórias dos capiaus e suas aventuras no interior.
O público participou não apenas com aplausos, mas interagiu com o espetáculo, sobretudo na imitação do "ataque da onça" que eles juram ter acontecido lá pelas bandas da serra.
Os artistas resgatam lendas e tradições com muito humor, mantendo vivo o folclore serrano.
Tapete vermelho para grandes reencontros
Programação especial do Sesc-SC para encontro em 2022 prioriza volta dos encontros sociais, inclusão e autonomia das pessoas 60+
A temática da programação do Encontro 60+ este ano foi pensada com o envolvimento dos técnicos de todas as unidades do estado. "Tivemos apoio da equipe de Lazer (Turismo Social e Recreação) e de Cultura do Sesc-SC para elaboração de cada atividade, o que oportunizou toda a riqueza da programação", explica a Analista de Programação Social, Cristiani Jacobus.
A necessidade de pensar na pessoa idosa de maneira holística, considerando o aspecto físico, artístico e intelectual, resultou numa programação bem diversificada com atividades práticas, manuais, sociais e integrativas.
"Iniciamos as reuniões de equipe em abril, com atividades colaborativas, pensando sempre em proporcionar um evento especial de retomada das atividades presenciais. Nosso maior objetivo desse ano era o de celebração da vida e valorização das pessoas idosas, que sofreram tanto durante a pandemia com o isolamento e com atitudes etaristas da sociedade!
A ideia de trabalhar com a temática do Cinema foi uma forma de prestigiar o retorno dos encontros presenciais, recebendo, com tapete vermelho, os protagonistas dessa história: nossos "artistas" 60+.
Este foi o sexto ano do Encontro 60+, que visa promover espaços para a interação social, trocas, vivências e desenvolvimento de novas habilidades e o protagonismo dos participantes da atividade Trabalho Social com Grupos no Sesc em Santa Catarina.
Atividades lúdicas trabalham corpo e mente
Dança Circular
"A dança circular é uma meditação em movimento. A gente ganha muito com a prática. Ela trabalha a lateralidade, a memória, o sentimento do aqui e agora e de que todos somos um”, explica Maura Zimermann, instrutora da oficina. Os alunos dedicados e empolgados com o que aprenderam na prática mereceram até um "Oscar" pela participação.
Canto e Musicalização
Na oficina de cantoria e musicalização os alunos tiverem a oportunidade de aprender um pouquinho sobre as técnicas de canto. Após a oficina, eles apresentaram a música “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil.
Fotografia com smartphone
A instrutora da oficina, Graziela Coelho, tirou dúvidas sobre ferramentas de edição de imagem, deu dicas sobre como tirar uma foto boa, além de informações importantes de iluminação e foco. "A ideia é que eles possam ter essa autonomia para fotografar e postar nas redes sociais", disse. O que eles mais gostaram de aprender foi usar o modo retrato no smartphone. Depois da aula, a turma foi praticar nas áreas do hotel aproveitando os recursos da luz natural nas fotos.
Expressão Corporal
Conduzida pelo professor de teatro, Nelson Formiga, a oficina de expressão corporal fez todo mundo mexer o corpinho. Além do bate-papo na aconchegante Casa da Tradição, no Hotel Pousada Rural Sesc Lages, os participantes puderam conhecer melhor suas capacidades e habilidades, provando que não há limite de idade para quem quer aprender e se desenvolver.
Sachês Aromáticos
A oficina foi uma das que teve maior procura. Com vários aromas, tecidos e texturas, os sachês aromáticos podem ser fonte de renda e uma boa dica de presente.
Gincana
Divididos em grupos, eles tiveram que acertar nomes de filmes, personagens, atores e trilhas de clássicos que lotaram os cinemas nos anos 80 e 90 como "Kataê Kid", "Curtindo a vida adoidado" e "De Volta para o Futuro". Mas no final da brincadeira, todo mundo saiu ganhando! O que importa aqui é estar entre amigos e entrar na brincadeira.
No Escurinho do Cinema
Com certeza, o momento mais esperado pela turma 60+ foi o baile "No Escurinho do Cinema". A decoração cinematográfica tinha cartazes com os sucessos de bilheteria.
Pelo salão, personagens de filmes como "o Chapeleiro Maluco", de Alice no País das Maravilhas, Jack Sparrow de "Piratas no Caribe" ou uma das meninas de"Greese: Nos tempos da Brilhantina"
Poder se fantasiar e dançar livremente é uma oportunidade que alguns não tiveram nem mesmo na juventude. Uma grande brincadeira, com muito respeito e animação!!
Turismo em Lages
O último dia foi destinado a passeios na cidade de Lages. Eles visitaram o Mercado Público, onde puderam conhecer e comprar produtos típicos e artesanato local. A Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, também fez parte do roteiro. A catedral, que é um dos principais pontos turísticos do município, completou 100 anos em 2022.
Pronto para mais uma?
Depois de três dias de passeios, atividades, festas, jantares e muitas fotos, é hora de ir para casa... Mas o que os participantes levaram de volta na bagagem, foi muito mais do que o que trouxeram para a região serrana.
Novos amigos, histórias, lembranças, risadas e a certeza de que valeu a pena dedicar um tempo para o auto cuidado, para o lazer e a interação social, tão importantes para a qualidade de vida.
Todos tiveram espírito esportivo e doaram um pouquinho de si mesmos para ensinar, apoiar o outro, ouvir e trocar, dando um pouco de afeto, conhecimento e alegria e recebendo cuidado e carinho.
Só quem participou dessa viagem sabe como foi bom curtir cada momento. Para contar um pouquinho do que esses três dias representaram, trouxemos alguns depoimentos. Mas, fica a pergunta da Maria Mercedes: E aí, pronto para mais uma?
Frequento o Sesc há muitos anos, mas é a primeira vez que viajo em grupo. Os homens não vêm muito, mas deveriam. É saudável e resolvi vir para fazer novas amizades e quem sabe, numa dessas, posso até encontrar uma companheira."
Paulo FernandesEnvelhecer com amigos e fazer novos amigos é esquecer "momentaneamente" o que ficou para atrás para nos encontrar novamente a alegria de viver. Esta ponte nos conecta com a felicidade, o mesmo barco, a mesma viagem, nos permite ser livres para sorrir, abraçar , cantar e ainda aprender muito"...
Mariza Carvalho, InglesesÉ a primeira vez que participo, estou adorando o entronsamento, a organização, a acolhida, as atrações muito boas as oficinas. Ficou um sentimento de quero mais, de aprender mais, fazer coisas diferentes"
Ermita Cardoso, ItajaíFoi uma experiência maravilhosa. Me senti uma Pessoa muito importante. Sendo recebida com tapete vermelho. E com a surpresa da presença dos personagem infantil.Também fique impressionada com o carinho e o respeito que fomos tratados pelos profissionais do hotel. A hospedagem foi muito boa . Os eventos divertidíssimos. Foi uma viagem maravilhosa com atenção sempre da nossa querida Luciellem! Nota 10 em tudo! Gratidão!
Valdice GarciaFoi maravilhoso o passeio, gostei muito. Fiz muita amizade, as pessoas maravilhosas, fiz amizade de todos os lugares. O pessoal da Pousada nos tratou muito bem, atendimento maravilhoso. Espero que no próximo ano seja igual ou melhor ainda"
Sônia, TijucasQuero agradecer todos os envolvidos neste evento 60+. Confesso me senti uma adolescente, a felicidade tomou conta de mim, começando pela passarela, um castelo encantado. O baile, inesquecível, músicas excelentes, gastronomia espetacular, enfim, tudo perfeito. Não faltou amor, carinho , da nossa professora Cleide, uma querida! Cuidou de nós como se fosse nossa mãe ,uma verdadeira amiga . Parabéns ! O SESC transforma vidas!
Tudo muito bom, desde a recepção muito calorosa, a organização, a atenção. Tudo preparado com muito carinho, amor e dedicação para nós proporcionar momentos lindos, agradáveis. Só tenho a agradecer. E elogiar muito a equipe que não mediu esforços para nos proporcionar dia e momentos agradáveis.
Das inúmeras vezes que fui a Pousada Rural do SESC de Lages participando dos Encontros patrocinado pelo SESC, esse foi o mais bonito em questão de decoração. O último que fui foi em 2019 com o tema Cantoria. Esse ano superou os demais. Nos quesitos organização, atendimento, limpeza, alimentação, recreação foi tudo fantástico! Só tenho a agradecer. Que venham outros Encontros!
Sem palavras para descrever o carinho a recepção a amizade contagiante de todos integrantes do Sesc, o encontro 60+ me trouxe muita alegria e a certeza de que posso ainda usufruir de muitas riquezas que o Sesc proporciona tenho muito a agradecer a TODOS foram momentos mágicos de muita valorização aos idosos, aguardando novos passeios deixo meu abraço amoroso
Angela, 70, Brusque"É com grande alegria que venho agradecer a todos os participantes do Encontro 60+ e dirigentes foram todos de extremo carinho e cuidados incansável sempre de boa vontade a dedicação foi tão grande por diversas vezes me emocionei eu já frequentei por 12 anos o Sesc de Porto Alegre sempre foram muito dedicados porém a dedicação do Sesc de Santa Catarina me surpreendeu pela excelência de dedicação não vou citar nomes para não esquecer ninguém. Agradeço profundamente a todos o carinho e cuidados a nós dedicados no Encontro 60 +.Obrigada obrigada obrigada...."
0 Comentários