Pioneiro no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento ativo e o estímulo ao protagonismo social aos idosos, o Sesc Santa Catarina realizou pelo quarto ano consecutivo o Encontro dos Idosos, que este ano ocorreu em três edições. A primeira edição ocorreu entre os dias 02 a 04 de outubro, em Florianópolis, e contou com 131 Idosos, que participam dos Grupos Sociais nas Unidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Tijucas, Laguna, Joaçaba, Curitibanos, Lages, Brusque, Florianópolis (Ingleses) e Mafra.
Já a segunda edição aconteceu entre os dias 23 a 25 de outubro, na Pousada Rural Sesc Lages, com as unidades de São Bento do Sul, Canoinhas, Mafra, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão, com 119 participantes. E, também da Pousada Rural Sesc Lages, aconteceu a terceira e última edição, entre os dias 06 a 08 de novembro, e contou com a presença das unidades de Araranguá, Criciúma, Florianópolis (Prainha e Estreito), Palhoça, Chapecó, Xanxerê e Concórdia com 124 participantes, totalizando o envolvimento de 27 unidades operacionais e com 374 participantes.
Este evento promovido pelo Sesc Santa Catarina integra duas áreas de atuação o Trabalho Social com Grupos e Turismo Social do Sesc e tem como objetivo proporcionar um intercâmbio entre os participantes dos Grupos Sociais. Para isso, foi realizada uma programação diversificada, com apresentações culturais como a palestra musical, com o professor Daniel Petreça, na edição que aconteceu em Florianópolis, e nas duas edições que ocorreram em Lages, contou com a apresentação do Grupo Matakiterani com os “Causos da Serra”, que proporcionou aos participantes momentos de descontração e de boas risadas.
Já no segundo dia, teve oficinas de Culinária Típica, Sucos e Chás Funcionais, Dança Circular, Horta Boa para Saúde, Fotografia com smartphone, Arte com as plantas, finalizando o dia com a grande confraternização temática “Preto e Branco”, que estimulou a integração entre todos os participantes.
E por fim, no terceiro dia na 1ª edição os idosos, divididos em três grupos, tiveram a oportunidade de visitarem uma Fazenda de Ostra no Sul da Ilha, o Centro de Florianópolis com uma caminhada pelo Centro Histórico valorizando aspectos regionais e culturais, e o terceiro grupo realizou um passeio de Floripa By Bus, pela Ilha da Magia.
Já na segunda e terceira edições, os idosos tiveram a oportunidade de vivenciarem uma intensa programação promovida pela recreação da Pousada Sesc Lages, com oficinas para aprender encilhar o cavalo, oficina sobre miniterráreo de suculentas, jardim vertical com vasos autoirrigáveis, Tour Rural com visita a uma fazenda vizinha da pousada, Passeios de charrete, proporcionando novas experiências e conhecimentos.
Confira alguns depoimentos do Encontro dos Idosos 2018:
Raulina Farias do Nascimento, participante do GRUPATI no Sesc Florianópolis (Prainha)
Simplesmente maravilhoso! Convivência! Diversão! Alegria! Lazer e Aprendizado! Valeu!!! Maria Inez Silva do Grupo Memória Digital, do Sesc Prainha. “Muito obrigada ao Sesc por tudo de bom que nos proporcionaram, pela atenção e carinho que Vanessa nos tratou. Também pelas novas amizades que fiz, especial a companheira Bernadete, que nos entendemos como se já fossemos velhas conhecidas. Obrigada a todos.Colaboração: Karina Catafesta, analista de Assistência do Sesc e Giseli Mara Schena, gerente de Assistência Sesc Santa Catarina.
Sônia Peter Barbosa, participante dos projetos Dança Circular, Conectividades e Grupo da Memória, no Sesc Florianópolis (Estreito)
Quero agradecer a você e toda equipe do Sesc pela organização, capricho e carinho do encontro dos idosos 2018. Ônibus hiper confortável, camisetas, copos com o sentido e ecológico, bolsa crachá individual e já com as oficinas previamente agendadas, recepção na pousada com a distribuição das cabanas e apartamentos, tudo sem nenhum transtorno. A pousada dispensa comentários porque é nota 1000 (funcionários, acomodações, alimentação higiene), além de ser um lugar muito prazeroso e bonito. Adorei participar das oficinas de mandala, fotografia, jardim vertical e miniterrário, pelo aprendizado e conhecimentos de coisas novas. Gostaríamos de participar de todas, mas compreendemos a impossibilidade. O show com a festa de lampião e grilo seco nos proporcionou belas risadas. No baile preto e branco a mulherada (em maior número sempre) se divertiu para valer. Alguns homens também. Estes dois dias de convivência e novas amizades, valem mais do que qualquer sessão de terapia. Voltamos a ser crianças travessas nestes dias. O carinho e preocupação de todos os monitores são imprescindíveis para tratar e lidar com tanta rebeldia nossa. Gratidão. Mil vezes gratidão por tudo. Beijinhos de luz em seus corações. Até o próximo encontro.