Economia afetiva: projeto "Espaço Envolva-se" incentiva novos hábitos de consumo.
O "Espaço Envolva-se" é um local de compartilhamento fixo nas Unidades Sesc, pensado coletivamente desde o processo de criação de identidade, bem como a definição e a seleção de objetos que compõem a estética do lugar e da gestão do mesmo. O objetivo é contribuir para a conscientização de uma nova cultura de consumo, de compartilhamento, de troca e de reaproveitamento.
O projeto também abrange o conceito da economia afetiva, uma nova perspectiva de mercado pautada na valorização e desenvolvimento do coletivo e no vínculo emocional. São compartilhadas trocas de roupas, livros, utensílios diversos doméstico, entre outras peças e acessórios definidos pela oferta e demanda local de cada Unidade.
Espaço Envolva-se Sesc São Miguel do Oeste:
No Sesc São Miguel do Oeste foi aplicada a proposta, em junho, com o apoio de voluntários, que também tem o pensamento em diminuir o desgaste dos recursos naturais o que resultou em um armário – que ficará disponível até o final deste ano – construído a partir de madeira de descarte (confira abaixo alguns registros).
Josiane Guerini, colaboradora do Sesc São Miguel, realizou um bate-papo sobre economia circular. “Conceito que parte do pressuposto que não está baseado na eficiência, mas na eficácia ou na efetividade dos recursos, isso quer dizer, operar não de forma a realizar mais produção com menos recursos, mas de forma ótima, sem desperdício de qualquer um dos recursos necessários ao processo”, afirma Josiane.
“Bioconstrução: uma vivência sustentável”
Engajado há muito tempo nas questões ambientais, Ricardo Scalco apresentou, no dia 02 de junho, o “Bioconstrução: uma vivência sustentável”, projeto de moradia no interior de Guaraciaba, juntamente com a Letícia Sanzovo.
O casal desafiou sua própria forma de pensar e construiu uma linda casa biosustentável feita, principalmente, com terra, pedras e madeira. O ambiente foi construído com tijolos de fabricação própria com elementos muito simples como terra, capim, escremento bovino e água. “Entre acertos e erros até chegar ao final da construção foram muitos testes, porém é possível, basta querer”, relata Ricardo.
Dia 1 - Espaço Envolva-se
Sesc São Miguel do Oeste.
Dia 2 - Espaço Envolva-se
Sesc São Miguel do Oeste.
Dia 3 - Espaço Envolva-se
Sesc São Miguel do Oeste.
Para que serve este armário?
É um espaço para deixar ou levar! Queremos que o olhar seja de pertencimento à coletividade ao uso, inserindo uma nova cultura de consumo, de compartilhamento, de trocas e reaproveitamento, uma rede de cooperar e reutilizar.
Como funciona?
Aberto para quem quiser deixar pertences que não servem mais na sua casa ou uso pessoal e dar a oportunidade para que outra pessoa utilize. É possível adquirir alguns pertences sem que se precise pagar por isso, é a economia do troca-troca. Deixe, pegue e leve.
Quais tipos de produtos?
Os itens que poderão ser compartilhados serão diversos, tais como: roupas, calçados, bijuterias, bolsas e demais acessórios de moda, livros, brinquedos, utensílios domésticos e qualquer item que a pessoa não está usando, mas que poderá ser útil para outros.
Contribuição: Adriana Brustolin, técnica de atividades Sesc São Miguel do Oeste.
Compromisso social
O Sesc-SC é uma Instituição comprometida com o alcance das metas globais da Agenda 2030. A Instituição é signatária do Movimentos Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina desde 2009, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos 17 ODS. Clique aqui para mais informações.
Destacamos ao longo das matérias publicadas aqui no Blog Sesc-SC as nossas práticas. Essas ações são identificadas com os ícones dos ODS com os quais estão alinhados. No caso do projeto Espaço Envolva-se são os números 11 (cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).
0 Comentários