Estimulação cognitiva a distância como ferramenta para o envelhecimento ativo e saudável


25/03/2020 - Atualizado em 27/03/2020 - 765 visualizações

Desenvolver estratégias, tomar decisões, prestar atenção, ler e escrever, raciocinar, memorizar, agir em contexto de regras e tarefas a serem realizadas, compartilhar objetivos, desejar aprender, lidar com perdas e ganhos, compreender instruções, concentrar-se, ser criativo são competências fundamentais para o sucesso de um envelhecimento ativo. O declínio das funções mentais, que ocorre com a idade se devem em grande parte à falta de atividade mental, que com frequência segue paralelamente ao envelhecimento.

Diversos trabalhos científicos realizados em vários países demonstram claramente, que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado. Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memória.

O Grupo da Memória do Sesc, que ocorre em 26 Unidades no Estado catarinense, oferece atividades de estimulação cognitiva, tendo como base o acervo de exercícios, interação social, vivências, jogos, literatura, construção e compreensão de textos e ferramentas, mediados também pelo computador/smartphone e internet.

Entendendo a necessidade do distanciamento social neste momento, especialmente ao público 60+, o Sesc Santa Catarina, por meio do Trabalho Social com Grupos e do projeto Grupo da Memória, elaborou algumas dicas de atividades para a estimulação cognitiva em casa e assim oferecer, mesmo que a distância, uma rotina para contribuir a melhor adaptabilidade a este momento tão adverso.

Cabe salientar, que os técnicos de atividades desta área, estão oferecendo atividades de estimulação cognitiva de forma rotineira, aos clientes Sesc do projeto Grupo da Memória, por meios dos grupos de WhatsApp e neste sentido, continuar contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável.

Confira algumas dicas:

  • 1. Caso não tenha o hábito, aproveite para meditar. Nas plataformas on-line tem diversos aplicativos de meditação para iniciantes, como por exemplo: Sattva; 5 Minutos – Eu medito; Insight Timer; Medite.se; dentre outros.
  • 2. Ouvir música e assistir a música numa plataforma de vídeo, pode contribuir para o treino da memória auditiva e visual, como o YouTube; Spotify; Deezer; Ouvir Música; e Vagalume.fm.
  • 3. Se conecte com a música, pela dança. Dance do seu jeito e a música que quiser, a dança contribui para o autoconhecimento, para o movimento do corpo.
  • 4. Ler poesias, livros e resenhar nos encontros virtuais com o seu grupo de amigos, ajuda para a estimulação cognitiva e, claro, para a socialização. A Amazon liberou diversos livros de forma gratuita, para colaborar com esta ação.
  • 5. Ainda sobre leitura, se você ler 10 páginas por dia de um livro que você não tem tempo para ler normalmente, em 7 dias, você lerá 70 páginas. Pense nisso e boa leitura!
  • 6. Desenvolver atividades utilizando a mão contrária de costume estimula o outro lado do cérebro.
  • 7. Fazer uso de jogos de tabuleiro de estratégias e quebra-cabeça, além de socializar com as pessoas que estão com você neste momento, contribui para o desenvolvimento de novas habilidades. Para isto, além dos jogos em formatos tradicionais existem também os digitais, como os encontrados nas plataformas: megajogos.com.br/jogos-de-tabuleiro-online e www.jspuzzles.com/indexit.php.
  • 8. Reinventar as receitas na cozinha e compartilhar com os amigos e familiares, por meios digitais, ajuda a experimentar velhas receitas de um novo jeito e sabor.
  • 9. Descobrir outras receitas com a mídia digital, também, é possível. Aproveite e descubra outros sabores. Utilize plataformas como: Tastemade, Tudo Gostoso, Petitchef, Vovó Palmirinha.
  • 10. Jogos digitais como paciência, quebra cuca, jogo da memória dentre outros, utilizando plataformas como Racha Cuca, contribui para manter a estimulação cognitiva em dia.
  • 11. Aproveite para fazer um curso on-line, diversas plataformas digitais de universidades e demais instituições estão abertas neste momento. Segue algumas possibilidades: https://www.ead.ms.senai.br/; https://www.coursera.org/; https://br.linkedin.com/learning/; entre outros.

+ Sobre Trabalho Social com Grupos do Sesc
O Trabalho Social com Grupos do Sesc visa a criação de espaços, através de Grupos socioeducativos, proporcionando alternativas para que os participantes se sintam valorizados e empoderados. A convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, em determinado espaços busca promover o aprimoramento das relações familiares, comunitárias e sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. Os grupos trabalham questões como, relações interpessoais, convivência social, o fortalecimento de vínculos, entre outros aspectos do convívio social. O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br.

+Grupo da Memória do Sesc
O Grupo da Memória tem como objetivo auxiliar os participantes a melhorar o processamento da memória, compreendendo os diferentes conceitos inerentes ao tema. Os encontros semanais estimulam a memorização com atividades práticas e teóricas.

Colaboração: Karina Gorges Catafesta, analista de Programação Social do Sesc Santa Catarina.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .