De 26 a 28 de outubro acontece o projeto Pautas Sociais – Rotas Sul, Sudeste e Nordeste, no canal do YouTube do Sesc Brasil. A iniciativa se destina a discutir as questões sociais, junto aos agentes de transformação social das periferias e comunidades vulneráveis, sobre às dinâmicas e iniciativas criativas dessas localidades no enfrentamento da Covid-19. Nesse ano, o tema abordado será “Territórios vulneráveis na pandemia e na pós-pandemia” nas regiões Sudeste (Rio de Janeiro, Paraty, Minas Gerais e São Paulo), Sul (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) e Nordeste (Ceará, Sergipe e Bahia).
Sul, Sudeste e Nordeste irão mostrar cases de sucesso
Em 2020, nos distanciamos socialmente e, com isso, alteramos nossa forma de interagir com pessoas e lugares. Lançamos mão do uso intensificado do celular e das tecnologias para mantermos uma vida virtual. Nos aproximamos da realidade pelas lentes dos celulares, lives, webinares por onde foi possível identificar as periferias que estavam mais vulneráveis socialmente e o quanto foram mais atingidas durante a pandemia, tanto pela falta de recursos tecnológicos, quanto pelas vidas perdidas.
Mas vimos também o exemplo das experiências de comunidades, que colocaram em prática as tecnologias sociais já existentes. Esses meios foram aprimorados para salvaguardar vidas, distribuir alimentos, mapear espaços seguros e ainda compartilhar ações socioculturais produzidas pelos moradores e moradoras. Por meio de um webinar (que acontece no próximo dia 26), podcasts e uma série disponibilizada no YouTube, pretende-se mostrar como esse processo aconteceu.
O projeto foi dividido em webinar, podcasts e webséries. Confira abaixo a programação do Pautas Sociais – Rota Sul, Sudeste e Nordeste:
26 de outubro – Webinar de Abertura – Territórios vulneráveis na pandemia e na pós-pandemia (16h)
O webinar de abertura trará um participante de cada uma das Rotas (Sudeste, Sul e Nordeste), de maneira que esse recorte geográfico possa apresentar um maior entendimento das ações realizadas nas regiões.
A mesa será mediada pela pesquisadora e palestrante Juliana Kabad, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que também apresentará pesquisas realizadas pela instituição sobre os impactos da pandemia nos territórios vulneráveis.
27 de outubro – Webséries Rotas Sudeste, Sul e Nordeste: Empreendedorismo e desenvolvimento local (16h às 17h)
No canal serão apresentadas três webséries de cada Rota Sudeste, Sul e Nordeste onde serão compartilhadas iniciativas de Empreendedorismo e desenvolvimento local realizadas na pandemia em territórios vulneráveis socialmente.
Rota Sudeste – “Como gerar renda valorizando fazeres e saberes da comunidade?”
Rota Sul – Qual o impacto do empreendedorismo em territórios vulneráveis no enfrentamento à pandemia?
Rota Nordeste – Quais são as perspectivas de geração de renda para as comunidades em meio a esse cenário de pandemia?
28 de outubro – Podcasts das Rotas Sudeste, Sul e Nordeste “A alimentação e o desenvolvimento comunitário”
Serão apresentados três podcasts, sendo um de cada Rota que abordarão o tema “A alimentação e o desenvolvimento comunitário”. A inspiração será os programas de rádio em que todos e todas as participantes de cada região irão abordar as iniciativas que estão envolvidas e que dizem respeito à alimentação.
0 Comentários