O Sesc São Miguel do Oeste realizou a “Exposição em Aquarela: Pintando Memórias” resultado da parceria das áreas de Cultura e Assistência da Unidade. Lembrar, conservar, preservar e comemorar, este é o resultado dos momentos vivenciados pelos participantes do projeto Grupo da Memória. As atividades em sala de aula, realizados pela instrutora Daiane Rosseti, ofereceu a possibilidade de transformar uma atividade em um desafio maior: expor suas memórias com a técnica de aquarela. Para enfatizar o processo criativo buscou-se o auxílio da instrutora de artes visuais, Janete Bertocchi.
A exposição teve como objetivo fazer com que cada participante buscasse em sua memória uma lembrança de alguma imagem mental da sua infância, para que em seguida pudesse representá-la através da técnica em aquarela. “Foi gratificante analisar e observar as emoções e sentimentos vividos, quando representaram aquela imagem através da pintura em aquarela a lembrança de momentos vividos na infância, as brincadeiras, momentos com familiares, as construções, as comidas. Uma lembrança particular de cada um que foi representada com todo o carinho por eles”, afirma a instrutora Daiane.
Resgatar memórias, este foi o exercício das aulas durante duas semanas, instigados pelas instrutoras. Muitas histórias vieram a mente, porém cada um fez a sua seleção particular para expor. “Momento carregado de emoção, lembranças afloradas, imagens embaçadas na memória, mas que vem à tona. Um lugar, um objeto, uma casa, a simplicidade de um momento vivido que não volta mais. São lembranças que fizeram daquele instante, o mais importante de todos. Dedicação e esforço para traduzir uma forte lembrança em aquarela. Que bons tempos aqueles que o meu mundo era vivido com intensidade. E hoje, nesse instante, me remeto ao passado, na minha infância, buscando a memória mais viva para vivê-la novamente e intensamente.”, declara Janete.
“Quando a professora Daiane, fez a proposta para irmos à oficina de pintura, eu e minha irmã comentamos que não sabemos desenhar e muito menos pintar! O dia chegou e receosas, sentamos em frente ao material: tinta em aquarela, pincel e água. A professora Janete nos conduziu ao passado em busca de memória da infância. Assim sugiram os primeiros rabiscos, recordações, lembranças e exercício cerebral. Com o auxílio da professora os rabiscos ganharam forma, cor e vida! O resultado foi encantador com direito a uma exposição no Sesc. Concluímos que não devemos subestimar nossos dons, que podem estar escondidos. Motive-se, busque, descubra a sua essência”, ressalta Maria Schneiders, 71 anos, aluna do projeto.
Colaboração: Adriana Paula Araldi, Sesc São Miguel do Oeste.
Exposição em Aquarela: Pintando Memórias no Sesc São Miguel do Oeste
13/09/2019 - Atualizado em 13/09/2019 - 530 visualizações
0 Comentários