Feira do projeto "Envolva-se" acontece na segunda-feira, 02 de dezembro, no Sesc Prainha


18/11/2019 - Atualizado em 18/11/2019 - 700 visualizações

O Sesc Prainha realiza a Feira do projeto "Envolva-se", no dia 02 de dezembro, das 11h às 15h. O evento celebra o encerramento do projeto em 2019 e é uma oportunidade para comprar direto de quem faz, presentear com produtos mais sustentáveis e estimular a economia criativa e local.

O projeto "Envolva-se" iniciou em agosto deste ano e teve como objetivo capacitar costureiras, artesãs, empreendedores e empreendedoras criativas de Florianópolis. Ao longo dos quatro meses, 27 participantes tiverem encontros semanais que abordaram os temas: Sustentabilidade; Design; e Empreendedorismo. Os participantes aprenderam e desenvolveram habilidades para criar produtos bonitos, conscientes e alinhados com as questões ambientais.

As reuniões foram facilitadas pelas assessoras do projeto: Carina Zagonel, empreendedora e artista do Atelier de Ideias, há 20 anos, e idealizadora do Movimento Social Armário Coletivo; e Patrícia Deporte de Andrade, designer, professora e empreendedora social à frente do duna.lab - laboratório criativo de design sustentável. 

Taciana Damiani

Eu estou muito feliz em participar do projeto 'Envolva-se' do Sesc Prainha (Florianópolis), porque eu encontrei o que eu procurava. As mudanças provocadas pelo curso são sentidas tanto na minha vida pessoal, quanto na minha marca de produtos artesanais, a 'Handmade by Taci'. São mudanças de consumo (mais consciente) e da produção de um produto mais ecologicamente correto, com o menor impacto negativo para o meio ambiente. Só tenho a agradecer as professoras por compartilharem seu conhecimento e ao Sesc pela oportunidade. Conexões lindas estão surgindo por um mundo melhor.

Trindade dos S. Guimarães

O projeto 'Envolva-se' tem sido um manual de 'coisas' incríveis na minha vida! A partir desse período de convivência e compartilhamento de experiências, me sinto mais segura no desenvolvimento dos produtos que desenvolvo de resíduos eletrônicos (Upcycle). Vejo que minhas inseguranças e conhecimentos que não tinha falta propriedade, não são específicos de minha parte e que sempre somos capazes de aprender e redescobrir o novo se estivermos abertos com o coração e o propósito voltados para a melhoria e o bem-estar do 'todo'. Aprendi que podemos fazer moda com ética e sem agressão ambiental.

De tantas coisas grandiosas que levarei para minha vida em todos os sentidos, uma coisa que me marcou e me sensibiliza, é o compartilhamento das abundâncias, eu vejo que isso é amor sendo trazido, não apenas produtos. Vejo o interesse em cada um que vem ajudar e fazendo isso com prazer de ver o outro tendo possibilidades de ter material para desenvolver o seu trabalho. Isso é lindo.

Muita gratidão à Carina, Patrícia e Vanessa sempre muito bem solícitas, atenciosas, inovadoras, sabendo conduzir todos os conteúdos de forma segura e com didática própria ao que o curso propôs. Muitas vezes vão além de facilitadoras, são mão e colo amigo. Obrigada ao Sesc minha instituição querida, por oportunizar esse projeto que tem nos proporcionado essa capacitação, envolvimento e mudança de comportamento. Sairemos não só melhores artesãos, mas muito mais envolvidos com o próximo
.

Maria Augusta Pereira

O compartilhar mantém acesa a esperança num mundo mais fraterno. O projeto 'Envolva-se' despertou a coragem de experimentar novos caminhos, novos fazeres e parcerias.

Luiz Mariano Miranda

Entrei nesse curso quase por acaso, mas a coisa foi me levando e fui direcionando conhecimento e vivencias. Há uma parte de mim, artística que não quero que morra e acredito que esse curso é, foi e está sendo uma forma de manter viva, ainda que frágil, essa chama. Só tenho a agradecer por tudo que recebi.

Jhessica Anne Mari

Eu sinto que o curso trouxe outros pontos de vista e cuidados que eu ainda não tinha. Foi construtivo principalmente nas questões de firmar a identidade, a formulação dos preços de forma onde todas as entregas sejam vistas e chegando num valor final que contempla o verdadeiro valor do produto. Olhar para o produto em toda sua vida útil, não somente até chegar no cliente. E buscar produzir de forma mais sustentável, buscando alternativas com o menor impacto.

Além disso, novos olhares para a potência do coletivo e da colaboração, a riqueza que somos juntas. O curso despertou a sonoridade; e fortaleceu a empatia. Tanto uma com a outra, como com a terra, que nos acolhe sendo mais auto responsáveis na nossa caminhada com o que usamos e consumimos. Gratidão por essa missão de partilhar, para crescermos juntas como 'comum-unidade'.
 

Rosangela M. Fritch

Apenas tenho gratidão ao Sesc, aos professores e colegas pelo apoio. Aprendi a valorizar mais a mim e meu trabalho. Aprimora a minha arte.


Fabiana Pereira Mendes

Meu depoimento começa com um profundo sentimento de gratidão pela Carina, Patrícia e Vanessa que me proporcionou esse encontro comigo mesma e com um grupo de mulheres maravilhosas. Há dois anos trabalho com artesanato, então cheguei em um momento que o que eu produzia não fazia mais sentido para mim, precisava 'mudar'.

No 'Envolva-se', ouvindo as aulas, as histórias de todos, foi que criei coragem de mudar. Relembrei a vontade de trabalhar com resíduos têxteis e voltei a fazer acessórios com restos de tecidos, linhas e outros materiais que a muito tempo vinha guardando. Assim, passei das nécessaires, bolsas e estojos para a confecção de criativos colares, pulseiras e outros acessórios super modernos e com a preocupação de deixar o nosso planetinha um pouquinho mais sustentável
.

Nathália Suizbacher

O curso do Sesc foi muito transformador, muitas redescobertas sobre minha marca e sobre o meu eu. O curso foi além, tocou na alma, abriu muito o meu olhar para um mundo melhor, mais sustentável. Uma turma linda se transformou e com ela muitas trocas aconteceram, tanto de matéria física quanto de experiência. Só tenho a agradecer por essa tarde que se transformou graças as professoras maravilhosas e, claro, ao espaço – Sesc. Gratidão Patrícia e Carina por proporcionar essa conexão e Vanessa do Sesc, por sempre estar por perto e ajudar de várias maneiras.

Marinês Ceolin

Abriram-se novas portas de um novo armário. Saltaram novas ideias para pensar, novas maneiras de reutilizar coisas e boas práticas de sustentabilidade. Pinceladas de tecnologias que eu não dominava. Termos que adorei: upcycle, economia circular e etc. Gerou novas buscas e aplicação na vida diária. Gerou gratidão.

Carolina Leardine Zechinatto

Foi uma grata surpresa poder participar do projeto 'Envolva-se', pois ele acabou se tornando fundamental para o desenvolvimento do meu trabalho enquanto pequena empreendedora criativa, pois me ajudou a encontrar novos caminhos para uma produção mais sustentável e com significado. E também no sentido de me fortalecer através do coletivo que se formou pela troca de experiências, angustias, descobertas, por compartilhar e se alegrar por pequenas mudanças e conquistas e pelo carinho palpável que as facilitadoras e participantes do grupo colocam toda semana nesse projeto tão lindo.

Silvany Telma M. Gonçalvez

Minha visão em relação ao meu produto mudou muito profundamente em relação ao descarte e uso de plásticos especialmente nas embalagens. A partir do aprendizado e de troca de conhecimentos que encontrei no 'Envolva-se', uma nova perspectiva surgiu. Medos deixaram de ser tão grandes e desafios viraram oportunidade de crescimento. Só gratidão.

Simone de Brum

Eu vivi o projeto 'Envolva-se' da forma ais intensa possível. A cada segunda-feira, inúmeras trocas, a cada troca uma infinidade de aprendizagens. Desde o primeiro dia eu acreditei que seria um passo muito importante para meu empreendimento, mas jamais imaginei que nasceria uma nova possibilidade. O curso me fez ver o mundo de forma diferente, comecei a enxergar a abundância em que vivemos e quis usar isso de forma positiva. A 'EcoFrida' foi gerada nesse projeto. Fazer papel reciclado nas oficinas é um aprendizado enorme. Resignificar nossos resíduos foi minha maior conquista.

Marília Rodrigues Batista

 Fabrico bolsas, carteiras necessaire e outras artes criativas de tecidos com costura e cartonagem. Tinha uma visão limitada do meu trabalho e estava sem um 'norte' até conhecer o projeto 'Envolva-se', através das facilitadoras Patrícia Deporte e Carina Zagonni pude ampliar todo o conteúdo, conhecimento e possibilidades, veias da sustentabilidade, inovando as minhas peças, colocando vida em meu negócio. O 'Envolva-se' constrói vidas, envolve, é transformador.

Débora F. Petry

O projeto 'Envolva-se' está sendo muito interessante para mim, pois gera uma preocupação ainda maior do que eu já tinha com o meio ambiente. Também gerou uma autoconfiança maior devido ao compartilhamento de novas experiências tanto com as palestras como também com as outras alunas. Às vezes precisamos ver que outras pessoas passam pelas mesmas dificuldades que nós para podemos evoluir. (Na foto: Débora e Carina - facilitadora) 

+Sobre o projeto “Envolva-se”: 
Em Santa Catarina, o projeto iniciou em 2018 e é desenvolvido por meio de uma rede colaborativa solidária que promove a responsabilidade socioambiental e a cooperação entre doadores de materiais e os grupos comunitários ou instituições sociais participantes. As empresas doadoras destinam materiais que sobram nas produções, que serão transformados em produtos artesanais pelos grupos produtivos locais. Os grupos também participam de capacitações sistemáticas, visando a geração de trabalho e renda e o estímulo a autonomia, seguindo os princípios da sustentabilidade e das novas economias.

O projeto está baseado nas oportunidades que as novas formas de economia oferecem para alcançar o desenvolvimento sustentável, que são: Colaborativa, Criativa, Circular e Solidária. O objetivo é contribuir no processo de desenvolvimento sustentável das comunidades, através do incentivo à geração de trabalho e renda, e consequentemente, na melhoria das condições de vida e autonomia dos participantes. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, sociedades sustentáveis precisam de equidade econômica, justiça social, incentivo à diversidade cultural e defesa do meio ambiente. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/envolva-se

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
A atuação do projeto “Envolva-se” segue as dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica), e visa contribuir para alcance das metas dos seguintes ODS da ONU:

08. Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
10. Redução das Desigualdades;
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; e
12. Consumo e Produção Responsáveis.
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Vanessa

Trindade

Taciana

Simone

Silvany

Rosangela

Marizete

Marinês

Marília

Maria Augusta

Aline e Simone

Débora e Carina (facilitadora)

Cleonice

Carolina

Carolina

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .